23 de abril de 2023

Um Mestre pra toda e qualquer circunstância

Tela: Christ sur la mer de Galilée
(Christ on the Sea of Galilee)
- 1841 - Eugène Delacroix

É uma passagem pequenininha: apenas quatro versículos bíblicos. Mas, ficou marcada pra posteridade não só pela lembrança dos apóstolos e a própria Bíblia, como pelo pincel de artistas como o francês Delacroix e o holandês Rembrandt. Trata-se do episódio da tempestade acalmada: Jesus e os discípulos navegavam em uma barca no lago de Genesaré, na Galileia, quando desabou uma tempestade de vento, apavorando todos os ocupantes. Todos, exceto um: o próprio Jesus, que dormia.

Nas palavras de J. W. Shepard, citado por John Dwight Pentecost em As Palavras e as Obras de Jesus (Hagnos, 2022): "Essa é a única vez em que o evangelho fala sobre Jesus dormindo. A fraqueza, o cansaço, a exaustão dominavam o físico do Jesus humano e Ele estava imerso em um sono profundo, recebendo a brisa do lago, sendo embalado pelo suave movimento rítmico do barco".

Porém, o repouso aconchegante do Salvador foi bruscamente interrompido pelo grito: "Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo!". É que a tempestade havia desabado e a barca se enchia de água.

Duas coisas chamam a atenção. A primeira, conforme ressaltada por John Dwight Pentecost, é que alguns dos discípulos eram pescadores, portanto deveriam estar habituados às intempéries do lago de Genesaré. No entanto, encheram-se de grande terror.

A segunda é que, àquela altura, ao menos alguns deles já haviam visto Jesus curar a sogra de Pedro, um leproso, um paralítico que foi descido por um telhado, um homem de mão seca e o servo do centurião; realizar uma pesca milagrosa que encheu duas barcas "de modo que quase iam ao fundo" e, por fim, ressuscitar o filho de uma viúva da cidade de Naim! Tudo isso, e os discípulos ainda não haviam compreendido que Ele era o Senhor, inclusive dos elementos da natureza.

Por isso Jesus, após levantar-Se e ordenar aos ventos e à fúria da água que se acalmassem, ocasionando logo a bonança, pergunta-lhes provavelmente espantado: "Onde está a vossa fé?".

Gosto de imaginar o lago de Genesaré e a barca como nossa própria vida. Jesus está sempre conosco. Contudo, às vezes, os contratempos ou mesmo a bonança do dia a dia nos fazem nos esquecer Dele. Esquecer de rezar; esquecer de reconhecê-Lo nos necessitados. E Ele fica como que "dormindo", alheio da nossa realidade. É então que somos afligidos por um problema realmente grande e... Ó: nos lembramos de Jesus! Deixamos pra recorrer a Ele na undécima hora, na hora do desespero.

"Onde está a vossa fé?" - essa pergunta também é para nós. Não podemos deixar Jesus de lado, dormindo. Que Ele seja o Mestre da nossa vida não só nas tempestades, mas em toda circunstância.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.