17 de abril de 2023

Gil, Elis e Jesus ensinam a rezar

Tela: The Agony in the Garden of Gethsemane (1590), El Greco

O compositor Gilberto Gil tem uma música chamada "Se eu quiser falar com Deus", eternizada pela cantora Elis Regina. Uma das partes dessa canção diz: "Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que aceitar a dor/ Tenho que comer o pão/ Que o diabo amassou". Estou relendo o evangelho segundo São Lucas e o capítulo quatro conta a provação de Jesus no deserto. Na primeira tentação, o demônio Lhe oferece uma pedra, para que a transforme em pão. Cheio do Espírito Santo (pois havia acabado de ser batizado), Jesus - apesar de estar com fome - Se recusa, citando um trecho do livro do Deuteronômio: "Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra de Deus".

Na Bíblia, Ele nos mostra como lidar com o demônio, mas sobretudo como conversar com Deus.

"Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que ficar a sós", Elis canta logo nos primeiros versos da música de Gil. De fato, São Lucas relata no capítulo cinco de seu evangelho que Jesus "costumava retirar-Se a lugares solitários para orar" e, no capítulo seis, que "naqueles dias, Jesus retirou-Se a uma montanha para rezar e passou aí a noite toda orando a Deus". Em outra passagem bíblica, no evangelho de São Mateus, Jesus orienta a orar dentro do quarto, com a porta fechada, fazendo isso em segredo, pois assim "teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará".

Na letra da sua canção, Gilberto Gil também pontua: "Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que virar um cão/ Tenho que lamber o chão/ Dos palácios, dos castelos/ Suntuosos do meu sonho/ Tenho que me ver tristonho/ Tenho que me achar medonho". Essa parte me remete ao publicano e ao fariseu, que subiram ao templo pra rezar. De acordo com a história contada pelo próprio Jesus, enquanto o fariseu se vangloriava de ser "justo", o publicano - como na música de Gil - mantinha-se à distância, não ousando sequer erguer os olhos para o céu, e batia no peito dizendo: "Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!". Conforme Jesus, todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.

"Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que me aventurar/ Tenho que subir aos céus/Sem cordas pra segurar", Elis Regina canta quase ao final da canção. E este é mais um ponto que Jesus nos ensina: é preciso se aventurar, acreditar, ser persistente. No capítulo 11 do evangelho de São Lucas, Ele conta a história de um amigo que incomoda o outro no meio da noite. O que estava deitado acabará se levantando e abrindo a porta, pra não ser mais importunado. Diante de Deus, devemos agir exatamente desse jeito, pois a quem pede, será dado; quem busca, achará. A porta acabará sendo aberta.

"Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que dizer adeus/ Dar as costas, caminhar/ Decidido, pela estrada/ Que ao findar, vai dar em nada/ Nada, nada, nada, nada/ Do que eu pensava encontrar" - Gilberto Gil encerra, assim, a sua música. Antes de ser preso, Jesus foi tentado pelo demônio uma última vez e orou pedindo a Deus para afastar de Si o cálice do sofrimento pelo qual passaria. Porém, fez uma observação: "Não se faça a Minha vontade, mas sim a Tua". Como resposta, recebeu um anjo que veio do céu para confortá-Lo. E só. Falar com Deus é dizer adeus à realidade que se tem em mãos e caminhar decidido, aberto às surpresas do Pai, que premiou Seu filho com a ressurreição.



Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.