Lula, que deixou a presidência com 87% de aprovação (pesquisa CNT/Sensus), entrega a sua ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a Faixa Presidencial |
Neste 1º de janeiro, todo o BRASIL assistiu a um feito inédito e histórico: Dilma Rousseff é a 1ª mulher a assumir o cargo mais importante no país |
"Hoje será a primeira vez em que a faixa presidencial
cingirá o ombro de uma mulher."
"Meus compromissos: honrar as mulheres;
proteger os mais fracos; governar para todos."
proteger os mais fracos; governar para todos."
"A partir deste momento,
sou a presidente de todos os brasileiros..."
[Dilma chora e toma água. Ela repete a frase.]
"A partir deste momento,
sou a presidente de todos os brasileiros,
sob a égide dos valores republicanos."
(Frases de Dilma Rousseff no plenário da Câmara Federal
durante o discurso após a assinatura de seu termo de posse)
durante o discurso após a assinatura de seu termo de posse)
Epístola aos Romanos
São Paulo, Novo Testamento, Bíblia Sagrada
Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor. Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.
Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência. É também por essa razão que pagais os impostos, pois os magistrados são ministros de Deus, quando exercem pontualmente esse ofício. Pagai a cada um o que lhe compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito.
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei." (Rm 13, 1-8)
Neste 1º de janeiro, logo no começo da transmissão ao vivo, pela TV, da cerimônia de posse da presidenta eleita do Brasil, a belo-horizontina Dilma Rousseff, uma chuva torrencial caía sobre Brasília - a capital federal. O primeiro compromisso de Dilma era participar de uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, no plenário da Câmara, onde assinaria o compromisso constitucional de posse.
Enquanto se dirigia ao Congresso Nacional (que reúne o Senado e a Câmara), dentro do Rolls Royce presidencial, com muita dificuldade, Dilma Rousseff acenava para a multidão sob sombrinhas e guarda-chuvas. No ato, ao assistir àquelas cenas - como as seis batedoras que ladeavam o carro correndo a pé e encharcadas -, pensei na canção de Eros Biondini e de Júlio César dos Santos: Chuva de Graça.
E desejei, do fundo do meu coração, que toda aquela água que descia do céu representasse uma chuva de bençãos sobre a mulher democraticamente eleita em 31 de outubro do ano passado. Que a água da chuva também limpasse os caminhos de Dilma Rousseff rumo ao Palácio do Planalto (onde o presidente da República trabalha), de modo que ela tomasse posse do cargo plena de paz, amor e da graça de Deus.
Há uma chuva de graça aqui
Está chovendo sobre todos nós
E quem mais se entregar
Mais se molhará
Há uma semente pra germinar
E muitos frutos a se produzir
Na terra do coração
Derrama Tua graça
Chuva de graça
pedimos a Ti
Chuva de graça
derrama em nós
Chuva de graça
neste lugar... Derrama!
"Que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro."
(Dilma Rousseff no final de seu discurso, no parlatório do Palácio do Planalto,
após receber a Faixa Presidencial de Lula)
após receber a Faixa Presidencial de Lula)
Fotografias de Lula e de Dilma Rousseff, por Fabio Rodrigues Pozzebom
Fotografia do Rolls Royce sob a chuva, por Elza Fiuza (ambos da Agência Brasil)
~Ana Paula~A Católica