31 de outubro de 2010

A importância do MEU voto hoje

Na fotografia, atrás dessas três crianças junto a um ministro branco,
Martin Luther King e sua esposa clamam pelo direito de votar.
Nós, que votamos "por obrigação", não dimensionamos a importância disso

Está vendo essa foto acima? Encontrei-a na Internet e emocionei-me. Até mesmo as crianças: Donzaleigh Abernathy, de suéter listrado, o menino Ralph David Abernathy e Juandalynn R. Abernathy, de óculos, parecem entender a seriedade do momento e portam-se como verdadeiras manifestantes, ajudando no provável "grito de guerra" (afinal, toda manifestação que se preze tem um "grito de guerra").

A legenda diz que se trata de uma marcha do "Movimento pelos Direitos Civis". Conforme encontrei em minha pesquisa, em março de 1965, durante quatro dias, os manifestantes percorreram os 87 km que separam as cidades de Selma e Montgomery, no Estado norte-americano do Alabama. Na fotografia, o co-fundador do movimento, Ralph David Abernathy, justamente o pai das três crianças e que lidera a marcha, vem seguido de ninguém menos, senão Martin Luther King e sua esposa, Coretta Scott (1927-2006).

Luther King (1929-1968), como muitos devem saber, foi um líder pacifista norte-americano, pastor protestante, com sólida formação em Teologia e Filosofia e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1964 - também segundo encontrei na minha pesquisa. Ele se envolveu em inúmeras lutas. Todas, sucintamente, em torno deste objetivo: as liberdades civis dos negros, que incluíam o DIREITO DE VOTAR. A marcha na foto acima é exatamente uma manifestação pelo direito de elegerem seus representantes.

E eles foram bem-sucedidos: "No dia 7 de agosto de 1965, o Presidente Lyndon Johnson assinou a Lei sobre o Direito de Voto, uma das leis mais importantes dos Estados Unidos..." (http://picturingamerica.neh.gov).

Fiquei pensando que hoje, 31 de outubro, milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros terão que se dirigir a sua zona eleitoral para votar em Dilma Rousseff ou em José Serra como a(o) próxima(o) presidente do Brasil. Alguns estarão fora de sua zona e terão que justificar a sua ausência no escrutínio - a fim de ficarem quites com a Justiça Eleitoral.

Pensei em quantos brasileiros se dirigirão a sua seção eleitoral de cara boa, sem má vontade (no Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas de 18 a 70 anos de idade) e cientes da importância desse gesto. Eu confesso que sou uma daquelas pessoas que acham "um saco" a obrigatoriedade do voto. Contudo... Quer saber?

Quando chego à minha zona, à minha seção, vejo o meu nome na lista, escolho minha candidata ou meu candidato e aperto a tecla CONFIRMA (no nosso país, as urnas são eletrônicas), no fundo bem no fundo, sinto-me uma das pessoas mais consideráveis do mundo!...

Afinal, é a minha hora de decidir. Eu tenho uma cota importante de participação no futuro do Brasil. E ver Martin Luther King e seus companheiros de passeata berrando por este mesmíssimo direito que eu, Ana Paula, vou exercer logo mais, no dia de hoje... Só me faz querer sair de casa de cara boa! Pronta para fazer a minha parte para um Brasil Bem Melhor!

Boa Eleição para você também (caso seja brasileiro e vote neste dia 31)!
Saúde e Paz!!


Fotografia: Abernathy Family

~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.