18 de novembro de 2010

Post número 100 d'A Católica: como fortalecer a minha FÉ?

Siga o Blog com + bloglovin'!

Fé é como músculo: sem dedicação, atrofia e deixa de funcionar.
Ai de mim, se não alimentá-la! Ai de mim, se não me exercitar!...

O Post dessa quarta-feira foi dedicado a minha prima Mônica Alessandra. O desta quinta, o 100º d'A Católica... Também! É que, em resposta a Sem medo de MERGULHAR em mim e ME DESPIR na confissão, Mônica me mandou um e-mail dizendo para eu continuar "bem firme" na minha fé. Noutro dia, em um outro e-mail, ela também relatou que estava feliz com a minha "conversão" e a minha "fidelidade a Deus".

Os elogios da minha prima, que poderiam envaidecer qualquer um, a mim, porém, causaram mais apreensão do que propriamente alegria. Porque a conversão, a fidelidade a Deus e a fé não são troféus que a gente ganha e... Pronto: basta pôr na estante da sala de estar ou do quarto e está tudo resolvido.

Eu não fui abençoada com o Dom Divino da Fé. Quero dizer: a fé não é produto da Graça. Ou melhor: ela pode até ser uma Graça que vem do Alto, CONTUDO precisa (e muito) do nosso esforço. Ela é como um músculo que, sem exercício, atrofia e, se bobear, perde a função e deixa de existir. Minha prima me elogiou, mas, ai de mim se não exercitar a minha fé: a "conversão" e a "fidelidade a Deus" vão para as cucuias (como dizemos aqui no Brasil)!

Padre Léo - lá vem ele de novo: meu Amado e Saudoso diretor espiritual! - foi quem me ensinou que "a salvação entra pelo ouvido". E que a fé precisa de alimento - senão, ela acaba mesmo. Juntando as duas sentenças, temos: pelo que entra nos meus ouvidos, eu alimento a minha fé. O que isso quer dizer?

Resposta: Quer dizer que eu só terei a minha fé fortalecida SE eu ouvir, ver, sentir, falar e me relacionar com palestras, livros, filmes, encontros e pessoas que tenham a ver com as Coisas do Alto. Como está tão bem escrito na Epístola aos Colossenses, de São Paulo:

"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória" (Cl 3, 1-4).

Esse é o segredo! Portanto, a fé que eu tenho e que você tem está DIRETAMENTE RELACIONADA com a nossa disposição de exercitá-la. Vou dar um exemplo singelo e prático.

Rezar um Pai Nosso e uma Ave, Maria todos os dias é o mínimo de alimentação que o católico apostólico romano deve dar a sua própria fé. SE quiser fortalecê-la um cadinho mais, leia a Bíblia. Idem: todos os dias. "Ah, Ana Paula, é chato" ou "Ah, eu não tenho tempo". Como dizia Padre Léo: "Você tem uma hora pra ficar parado na frente da TV acompanhando o capítulo daquela novela que não vai alterar em nada a sua vida, e não tem 10 ou 20 minutos para a Bíblia? Depois reclama que TUDO vai mal...".

Preciso dizer mais?
Em caso de receio de pôr a Bíblia nas mãos, eis algumas dicas:

1ª Pegue um pano para espanar o pó. Cuide de levá-la para a área de serviço, para que o pó (que pode ser de anos e anos e anos de falta de uso) não suje o resto da casa. Proteja o nariz, caso seja alérgica(o).

2ª Compre o livrinho ou a revistinha com o Ano Litúrgico da Igreja. Ou seja, com as indicações das leituras bíblicas feitas em todas as missas, todos os dias do ano. Meu marido e eu fazemos assim: como não vamos à igreja todos os dias, lemos a Bíblia no café da manhã, de acordo com as indicações do calendário litúrgico. Ah: seu marido não quer nem saber de Bíblia? Leia sozinha, então. Pode ser após o jantar.

3ª Por que não ler a Bíblia dentro do ônibus, durante as uma hora e meia ou duas horas em que você fica sentado, esperando chegar a seu destino? Ah: tem vergonha de parecer crente? Vergonha de as pessoas verem você com a Bíblia na mão e ser confundido com carola ou evangélico? Eu entendo você...

... A primeira vez em que abri a minha Bíblia cor-de-rosa, tamanho de "bolso", da Editora Ave-Maria, dentro do busão 1505 ou 9414 (não lembro), também fiquei "sem jeito"...

... MAS, tudo é questão de hábito. E quando eu vejo outros passageiros fazendo o mesmo, isso me encoraja: "Se ele pode, eu também posso!". Pense nisto: a sua atitude de abrir a Bíblia dentro de um ônibus lotado também EVANGELIZA. Quem vir você fazendo isso, vai achar que "deve ser bom" e acabará, numa próxima viagem, repetindo o que você fez!... Deus, lá de cima ou (como eu acredito) dentro de nós, sorri nessa hora... De felicidade!

O melhor jeito de degustar a Sagrada Escritura é seguindo um método. Qual deles? Há a famosa Leitura Orante ou Lectio Divina. Porém, existem outros. O que mais me agradou, com o qual mais me adaptei, é o do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova. Basicamente, ele propõe a leitura de apenas 1 capítulo da Bíblia por dia, começando pelo Novo Testamento. Para mais detalhes, acesse este Link.

Outra coisa que quero chamar a sua atenção.

Pode parecer a minha prima Mônica ou a outras(os) internautas d'A Católica que sou alguém bitolada, que só lê livro sobre temas relacionados à Igreja Católica e só fala dela. Fon. Fon. Ledo engano.

Na sexta-feira passada mesmo, "presenteei-me" com a edição de novembro da revista Vogue. Folheio-a sem problemas, transito por aqueles anúncios de grifes caríssimas sem traumas, vejo aquelas roupas e sapatos translumbrantes (no Brasil: mais que deslumbrantes) sem cobiça ou tristeza, por não ter condições financeiras de adquirir todos aqueles produtos (ou unzinho sequer).

Gosto de moda e amo a beleza. Só isso. SE eu não estivesse fortalecendo a minha fé todos os dias, aí sim: muito provavelmente eu ficaria "enfeitiçada" pelo estilo de vida que a revista vende e "deprimida", porque não tenho aquilo tudo que aquelas mulheres maravilhosas retratadas nas páginas têm. A minha fé fortalecida me dá a tranquilidade de ver revistas de moda e comentar em Blogs sobre moda sem fazer disso o centro do meu universo...

... Porque o centro do meu universo é Jesus Cristo. É Deus. E ai de mim se não me recordo disso todo santo dia, através das orações e da Bíblia! É um perigo não fortalecer a nossa fé. Somos tão fracos, tão fracos, enquanto seres humanos, que um dia ou uma semana "esquecendo" as Coisas Alto pode fazer com que nos tornemos, de uma hora para a outra, o mais materialista dos seres viventes e pensantes. Duvida? Não paguemos para ver!

Fico por aqui.

Saúde e Paz a você, que me dá a Alegria de, sempre que pode, acompanhar A Católica! Como o Farney gosta de dizer, imitando uma das tiradas humorísticas do programa Pânico na TV, "Que Bom!". No meu caso, é QUE BOM mesmo! 100º Post! Obrigada por celebrar aqui, agora comigo!!


Imagem: Os atletas Jade Barbosa, Shawn Johnson, Fabian Hambüchen e Stefani Bismpikou no Torneio Mediterrâneo Gym Cup - Roma/ITA - 5 de julho de 2008. Montagem de OTAVIO1981.

~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.