27 de novembro de 2010

NATAL: enfim, chega a melhor época do ano. Viva!

Vê essa foto? É assim que enxergo uma árvore sem os meus óculos.
ADVENTO é isto: preparar-nos para O NATAL,
quando todos ajustaremos o nosso foco: Jesus é Deus que se fez homem por nós!

Sou louca pelo Natal. Louca. Fico deslumbrada com as luzes nas ruas do centro de BH, com as decorações dos shoppings, com as pessoas parando os seus carros para distribuir presentes para as crianças e suas famílias desfavorecidas, com as músicas do John Lennon, da cantora brasileira Simone e, sobretudo, do excelente A Harpa e a Cristandade - LP que meus amados Vovô João e Mãe-Ita tinham e que, anos mais tarde, Papai Tuti adquiriu na forma de CD.

Ter retornado à Igreja Católica, contudo, tornou o final de Novembro até o início de Janeiro muito mais especial. Além do Papai Noel com sua maravilhosa roupa vermelha e sua barba (a cada ano que passa, mais alva e reluzente); meus olhos se abriram para focar uma figurinha delicada, não menos reluzente, mas que, diante das imensas árvores de Natal, fica meio apagadinha, quase esquecida: o Bebê Jesus, deitadinho na manjedoura de palha, rodeado por reis e pastores, vaca, cavalo e ovelha.

(Nota: enquanto lhe escrevo este Post, estou ouvindo pela Internet A Harpa e a Cristandade. Quando começou a canção O Velhinho: "Deixeu meu sapatinho/ Na janela do quintal... Como é que Papai Noel/ Não se esquece de ninguém/ Seja rico, seja pobre/ O Velhinho sempre vem", lembrei o Vovô Raul, que nos deixou em 19 de abril deste ano, e estou aos prantos agora!...

... É que minhas noites de Natal na casa dele e da Vovó Antonieta, na minha infância e adolescência, sempre foram mágicas. E este será o primeiro Natal sem ele. Estou inconsolável!... C'est la vie.)

Retomando: desde que voltei à Igreja, em 2007, venho aprendendo a preparar-me adequadamente, todo final de ano, para acolher Esta Mensagem - a melhor de todos os tempos:

"Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes:

'Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura'. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: 'Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina)'.

Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: 'Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou'. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura" (Lc 2, 8-16).

Assim, antes de comemorar a Boa Nova que os pastores e toda a humanidade receberam, a Igreja vive o tempo do Advento. No que ele consiste? Encontrei no Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 522 e 524, a melhor explicação:

A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento tão grandioso, que Deus quis prepará-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da "primeira Aliança", tudo Deus faz convergir para Cristo. Anuncia-O pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. E, por outro lado, desperta no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda.

Ao celebrar em cada ano a Liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta expectativa do Messias. Comungando na longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo da sua segunda vinda. Pela celebração do nascimento e martírio do Precursor [São João Batista], a Igreja une-se ao seu desejo: "Ele deve crescer e eu diminuir" (Jo 3, 30).

Se você quiser se aprofundar em como a Igreja Católica vive o Advento, é só navegar pelos Links da acidigital. Neste Post, contarei como meu marido, Farney, e eu o celebramos desde o nosso primeiro Natal casados, no ano de 2008.

Primeiro, participamos das missas do tempo do Advento, nos quatro domingos entre os meses de Novembro e Dezembro, que antecedem a noite de 25 de dezembro, Natal do Senhor. Em casa, na 1ª semana do Advento, nós dois montamos o presépio, lendo uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 2, 1-21). Também, adquirimos a "Novena de Natal", preparada pela Arquidiocese de BH (para saber mais, clique aqui), a qual adoramos rezar!... Há um CD com as músicas e ficamos uns bons meses do ano seguinte com as melodias na cabeça:

Ó Vem depressa, Emanuel!
Vem nos salvar.
Maranatha, Maranatha!
Nos dar a paz.

Ou então:

Vem, ó filho de Maria,
O amanhã já se anuncia
Quanta sede, quanta espera,
Quando chega, quando chega aquele dia?

Enfim: desde criança Amo o Natal. Porém, retornar à Igreja tornou-o mais comunitário - a participação nas celebrações da paróquia, junto aos outros fiéis, é obrigatória -, mais sério - deixou de ser apenas uma época para comprar e ganhar presentes - e mais bonito - admiro menos as grandiosas árvores cheias de penduricalhos e passei a me enternecer com os presépios, que revelam a beleza genuína e o significado profundo desta data tão especial!

Fico por aqui...
... Desejando do Fundo do Meu Coração que você também viva esta época do nosso calendário com a mesma alegria que eu!

Meus pais, felizmente, me ensinaram a Amar o Natal. A respeitá-lo, a comemorá-lo. Dormir antes da meia-noite, antes da ceia, antes de desejar "Feliz Natal!" uns para os outros, era proibido. E em volta da árvore verde cheia de pingentes vermelhos ou coloridos, trocávamos nossos presentes. Um tinha que esperar o outro ler o cartão, desembrulhar "o mimo" e se levantar para ir até a pessoa que o deu a fim de agradecer com um beijo e um abraço...

... Sempre foi assim. E oxalá, continue. Estou certa de que você também celebra dessa forma! Entretanto, caso não tenha tido a Felicidade de crescer em uma família que valoriza o Natal, aconselho você, como dizia o Padre Léo, a "Virar o Disco". Mude. Faça diferente com seus filhos. Por várias razões deve-se comemorar o Natal do Senhor: sejam elas sociais, psicológicas, emocionais ou mesmo, e principalmente, espirituais. Desfrute dessa ocasião!

Agora, convido você a meditar comigo os dizeres desta linda oração. E a dirigi-la a Deus em seguida. Vamos juntos?

Oração de Natal
(Livro de Orações, Editora Ave-Maria)

Senhor,
os anos voam depressa.
Mais uma vez chegou o Natal.
As coisas se repetem: presentes,
sorrisos, troca de saudações,
comida gostosa.
A gente vive em ambiente diferente.
Parece que de repente
o mundo ficou bom,
os homens querem compreender-se,
o mal fugiu da casa de nossa vida.
Mas Natal, Senhor,
não é somente isso.

Eu quero parar agora
diante do presépio.

Teu rosto é semelhante
a tantos rostos que conheço.
Fecho meus olhos e vejo
sobre Teu rosto o semblante
de Aluísio, Raquel,
Nelson e Madalena.
Tu, Senhor Jesus,
Tu és um dos nossos.
Nosso coração não é mais solidão.
Porque Tu Te tornaste para sempre
um dos nossos.
Atrás de todos e de cada um
dos rostos dos meus companheiros
de caminhada eu Te contemplo.
Minhas e nossas esperanças,
minhas e nossas angústias,
meus e nossos sonhos
foram vividos por Ti.

Quando eu Te contemplo no presépio
nasce dentro de mim
uma esperança sem limites.
Eu creio no homem,
porque Tu, Senhor Jesus,
foste homem como todos os homens
da face da Terra.


Fotografia da árvore de Natal, por Anna Cervova


~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.