Pausa para a celebração: A Católica está há 8 meses na Blogosfera e faz reflexões que podem ser úteis para você que blogga e você que navega e lê o trabalho dos Bloggueiros. Cheers! Fotografia de Jeff Klisares |
A Católica completa 8 meses de vida nesta semana de março. Se fosse um bebê, seria prematuro. Mas... Seria saudável? Sobreviverá? Seguirá crescendo forte e feliz e, especialmente, tornando as outras pessoas felizes? Este Post de aniversário está dividido em Duas Partes. Na primeira, descrevo as conquistas d'A Católica nos últimos 30 dias, mais ou menos entre 21 de fevereiro e 22 de março. Na segunda, trago informações sobre Blogs, o que são e as perspectivas para essa ferramenta singular.
Preparado? Bon Voyage, internauta!
Primeira Parte
Nunca me esqueci quando li em um dos Posts esclarecedores do BLOSQUE, da Nospheratt, que a média "aceitável" para um Blog com, no máximo, um ano de existência é de 90 visitas diárias. Aceitável está entre aspas, porque, para a Blogueira, noventa é uma base com que devemos trabalhar para aumentá-la.
Uma nota esclarecedora: visita não é a mesma coisa que visualização. Visita é uma única pessoa que, num período de 24 horas, entrou no Blog a partir de um computador específico. Visualização é a página que ela viu. Assim, uma única visita pode ser responsável por duas, três, quatro ou mais visualizações. Escrevo isso, porque já vi Bloggueiro agradecendo a seus "milhares de visitantes", quando o número do contador de seu Blog indicava tão somente a quantidade de visualizações ou degustações - como gosto de chamar.
Imagem de Petr Kratochvil |
Assim, e retomando, em oito meses de vida, de acordo com os dados fornecidos pelo contador Histats (que está no sidebar ou barra lateral d'A Católica), entre 23 de fevereiro e 22 de março, as visitas diárias ao Blog, ou seja, entre a 00h00 e as 23h59, variaram de 70, no dia 26 de fevereiro, a 214, no dia 17 de março. Isto mesmo: duzentas e catorze.
Na maior parte desses 30 dias analisados, elas estiveram entre 90 e 100 - o que indica que A Católica está consolidando, em menos de um ano, a média indicada pela Nospheratt - para saber mais sobre o trabalho dessa Blogueira, saboreie o Post A Católica divulga 2 Boas Iniciativas para você!.
Segundo as informações do próprio Blogger, que é a "casa" d'A Católica, entre 21 de fevereiro e 22 de março, os Posts mais visualizados ou degustados (gosto de imaginar que as crônicas do Blog são iguarias que você saboreia!) foram:
- As placas tectônicas, os japoneses e eu, com 551 Visualizações ou Degustações;
- Eu amo o carnaval: I LOVE carnival, com 306 Degustações;
- Um Post para encher seus olhos de... Amarelo!, com 148 Degustações;
- George VI: como um rei combate um inimigo, com 147 Degustações;
- O filme "Cisne Negro": a luta pela perfeição, com 122 Degustações;
- A marcha da Quarta-Feira de Cinzas, com 109 Degustações;
- A Fé no BRASIL (pelos meus olhos), com 105 Degustações;
- O tempo da Quaresma e o filme 127 Horas, com 91 Degustações;
- Quem nasce no Vaticano é..., com 79 Degustações e
- Dia da Mulher? Prefiro Dia da Pessoa., com 46 Degustações.
Não foi apenas a média diária de visitas que aumentou (ela era de 40 a 100 pessoas): as degustações tiveram um incremento impressionante: no aniversário de 7 meses d'A Católica, o Post mais visto foi A Fé no BRASIL (pelos meus olhos), com 199 Visualizações. No 8º mês, como você mesmo pôde conferir na relação acima, a crônica As placas tectônicas, os japoneses e eu teve 551 Visualizações ou Degustações.
Sabe o que descobri com esse salto nas estatísticas do Blog? Que a maioria dos internautas d'A Católica vêm de sites de pesquisa como o Google. ASSIM, cheguei a uma conclusão...
... Antes de mergulhar de cabeça nesta história de ser Bloggueira, li bastante a respeito desse trabalho. Vi que muita gente que se dedica a ajudar outros Bloggueiros a bloggar aconselha a "comentar em outros Blogs" ou entrar para o Twitter e Redes Sociais, a fim de atrair visitantes. Acontece que a maior parte dos internautas d'A Católica passa a conhecer o meu trabalho ao fazer uma pesquisa no Google!
Imagem de Kosta Kostov |
Moral da história: talvez, a chave ou "o caminho das pedras" (como dizemos no Brasil) para atrair visitantes seja investir na qualidade do conteúdo. Dessa forma, quem acha um Bloggueiro a partir do Google e gosta do que lê, retornará para visitar o Blog noutras ocasiões. Além disso, um bom trabalho, bem situado nas páginas de resultados das ferramentas de busca na Internet, sempre conquistará novos visitantes.
É bem "mais fácil" pular de Blog em Blog deixando comentários ou "fazer trocas" do tipo: "me siga no Twitter, que eu sigo você de volta" do que arregaçar as mangas e fazer o serviço duro, De Verdade, qual seja: o de investigar, ler excessivamente para ser capaz de escrever textos relevantes, que poderão dar uma resposta àquela pessoa que digitou um termo na caixa "Pesquisar" (Search) de um site como o Google.
Meio assustador, não é mesmo?
Porque o trabalho do Bloggueiro, na maior parte das vezes, não é remunerado e geralmente ele tem uma outra ocupação: é médico, como a Juliana do Dicas Bogger, ou dona-de-casa, como eu!... E conciliar o tempo que se gasta pesquisando e elaborando cada Post com o que dedicamos a nossa outra atividade é um desafio. Contudo, não tem outro jeito! A não ser que você (caso possua um Blog) se satisfaça em ter como visitantes aquele grupinho de comadres ou de amigos da igreja, SE quiser mais leitores, será preciso ralar. Deveras.
Ops. Sem querer, sem que me desse conta, acabei chegando à Segunda Parte deste Post.
Vamos do princípio: o que é um Blog? O que é Bloggar?
O site UOL Blog dá uma definição interessante: "Blog é um diário on-line no qual você publica histórias, ideias ou imagens. Criar e atualizar seu blog é fácil e rápido: você só precisa de uma ideia na cabeça e um mouse na mão". Nota d'A Católica: não é tão "fácil e rápido" quanto o autor desse texto faz acreditar! Afinal, gerar conteúdo (de qualidade) exige tempo, esforço e (muita) criatividade.
Outra boa explicação sobre o que seja um Blog é do site InfoEscola:
O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). (...) Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).
Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também. (...)
Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, médias ou grandes, todos compartilham da blogosfera, o mundo dos blogs. Nesse espaço, alguns blogueiros se destacam e ficam famosos, ganham dinheiro ou simplesmente externam suas idéias a quem quiser conhecê-las.
No início deste mês de março, o site do jornal Folha de S. Paulo publicou uma notícia, no mínimo, curiosa.
Fotografia de Petr Kratochvil |
Os Blogs, que começaram como "diários virtuais" de adolescentes e jovens, agora são "renegados" por esse mesmo público. De acordo com a matéria Novas gerações abandonam blogs, um estudo revelou que "entre 2006 e 2009, a atividade de manter um blog caiu pela metade (de 28% para 14%) entre jovens de 12 a 17 anos dos EUA. Entre aqueles com idades de 18 a 33 anos, os blogs encolheram 2% entre 2008 e 2010".
E para onde estão todos indo? Resposta: para as Redes Sociais. Naquele mesmo período, de 2008 a 2010, a adesão de pessoas entre 18 e 33 anos de idade a esses serviços aumentou "de 67% para 83%". No grupo de 12 a 17 anos, "73% disseram ser usuários de redes sociais".
Por que isso vem ocorrendo? O texto do site InfoEscola, visto acima, nos ajuda a entender: "Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes..." e "as redes sociais (...) engoliram o aspecto de diário que muitos blogs carregaram durante seus primeiros anos", segundo a matéria do site da Folha, de autoria de Bruno Romani.
Isso nos diz muito: manter um Blog agora, mais do que nunca, significa "disseminar ideias e informações consistentes". Essa seria a nova especificidade dessa ferramenta de comunicação.
E então voltamos à reflexão que fiz: para atrair visitantes, o que é bem mais fácil no caso das Redes Sociais as quais, conforme a reportagem da Folha, "já vêm com público garantido", o Bloggueiro "vai ter que rebolar" (outra expressão que usamos no Brasil). Em outras palavras: vencer a preguiça, ler em grande quantidade, criar textos inéditos, postar belas imagens e... Com paciência, aguardar as visitas.
Quero finalizar este Post de aniversário agradecendo a você, internauta d'A Católica.
Obrigada pela honra e a felicidade de receber a sua visita.
Ela me mostra a responsabilidade que tenho com tudo o que é publicado aqui.
Gostoso é receber a resposta pelo trabalho feito no Blog. E alguns internautas, gentilmente, manifestam o que acharam. Agradeço-lhes Do Fundo do Coração por isso. Em especial à Maria Luiza, Bloggueira do Alfa & Ômega e da Casa da Alquimia, Grande Entusiasta das crônicas d'A Católica. Deus lhe pague pela generosidade das suas colocações! Também ao Christian Marcellus e à Meg, cujo comentário no Post A marcha da Quarta-Feira de Cinzas me deixou Muito Feliz!
Fotografia tirada em Cordisburgo (Minas Gerais - BRASIL), por jvc |
O Blog ganhou dois novos seguidores, que também me encheram de alegria: TIA MAG e padre José Luís Rodrigues. Muito Obrigada! Mesmo. A todos os demais seguidores, a quem carinhosamente chamo de ADORÁVEIS Gourmets, o meu Muito Obrigada por não haverem desistido de caminhar comigo. Deus os abençoe!
Fico por aqui, internauta. No horizonte, avisto novos desafios - quem sabe, pela Graça de Deus, A Católica não chega ao 9º mês de existência? Está nas mãos Dele, decididamente. Eu torço que SIM! Saúde e Paz!!
P.S. Para saber mais, aprecie esta reportagem de 2006 da revista Época: Blogs - Os novos campeões de audiência.
~Ana Paula~A Católica