13 de dezembro de 2010

Preces por Gente Querida, que não pode ficar Esquecida

Meu Deus: rogo pela atriz Marilyn Monroe, pelo cantor Kurt Cobain,
pelo brasileiro Renato Russo, pelo continente africano, pela Bárbara Kelly...

Os dias se sucedem e mesmo sendo católicos acabamos nos esquecendo de dar uma pausa nos afazeres para 1) Contemplar a beleza do mundo que Deus criou: o céu azul; os galhos de árvores empurrados pelo vento; a lua cada vez mais cheia; o sol se escondendo de fininho atrás dos arranha-céus; as flores nas praças e jardins; a curva que o horizonte faz e 2) Orar a fim de pedir, agradecer ou interceder por alguém.

E neste Post faço a minha mea culpa.

Porque há dias estou em falta com gente que precisa da minha prece. Gente que precisa e merece. Dessa forma, este será um Post-Oração. Se oramos pela TV, acompanhando a programação da TV Canção Nova (por exemplo), ou pelo rádio, ouvindo o programa Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi (outro exemplo), por que não valeriam as preces pela Rede - a Internet? Quero que Deus as acolha. Uma a uma. Oxalá assim seja.

Fotografia de 1957, por Milton H. Greene
Marilyn Monroe - Senhor, a partida da atriz norte-americana foi súbita e dolorosa. Pessoas próximas garantem que ela não queria ir. Nem mesmo um bilhete deixou, como costumam fazer os suicidas. Sua alma deve ter chegado à eternidade um tanto assustada e, possivelmente, ainda apegada às coisas daqui, a seus compromissos, ao que deixou para trás.

Ela era uma mulher de 36 anos visivelmente perdida e notoriamente sozinha. Marilyn é a prova de que dinheiro, poder, fama, talento e beleza - juntos ou em separado - não são uma equação perfeita que resulta em felicidade. Que seu exemplo eloquente ajude-nos a perseguir os tesouros certos. Como o Senhor mesmo nos recomenda:

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração" (Mt 6, 19-21).

A atriz foi uma pessoa amada e até hoje é lembrada com carinho e admiração no mundo inteiro. A sua história e vulnerabilidade, a sua infância em orfanatos, o pai que não conheceu, tudo isso pode ter contribuído para que se perdesse do caminho da felicidade.

Sua vida acabou. Tudo o que ela podia fazer pela própria salvação tinha de ser feito enquanto aqui estava. Agora, ela depende da nossa intercessão, das preces de cada um de nós.

Quero que o Senhor leve em conta, meu Deus, a alegria que o seu trabalho nos filmes em que atuou ainda provoca nas pessoas. Que essa alegria seja levada em conta para sua salvação. Senhor: ela fez e faz muita gente sorrir. Nossa Senhora: a senhora é mulher como Marilyn foi. Tome em conta a sua delicadeza, a sua feminilidade, o seu desamparo e interceda para que a atriz encontre logo a salvação nos braços de Seu Filho. Amém.

Kurt Cobain - 
Dept. de Polícia de Aberdeen (EUA).
O artista preso em 1986 por pichar o muro de um banco
Senhor: rogo por esse grande artista norte-americano. Um rapaz sensível, talentosíssimo, que escreveu uma página nova e fresca na história da música mundial com o seu som honesto e duro. Uma pena que muitas vezes não estamos preparados para tudo o que o sucesso traz: riqueza, bajulação, curiosidade. Ele visivelmente não estava preparado para tudo isso.

Talvez, a falta de estrutura emocional tenha contribuído para o seu vício em drogas, a sua desistência de viver. E pensar que o divórcio de seus pais, quando ele tinha 7 ou 12 anos de idade (não sei ao certo) afetou-o tanto.

Leve isto em conta, Senhor: a dor por assistir à dissolução de sua família, o excesso de amor pelo mundo, pela beleza, as más companhias, as escolhas erradas na hora do desespero. Tenha misericórdia dessa pessoa tão querida e especial que passou por aqui e não existiu apenas: deixou a sua marca. Que Nossa Senhora o abrace onde quer que ele esteja e possa conduzi-lo o quanto antes para o descanso eterno e a luz da Glória de Deus. Ele é seu filho também. Amém.

Renato Russo -
Fotografia do boneco representando o cantor
e compositor brasileiro de Ricardo Castro
Senhor: ultimamente venho ouvindo muito os CDs da Legião Urbana. O Senhor sabe como eu admiro a sonoridade dessa banda, a guitarra, a bateria e especialmente... As letras das canções. Cem por cento delas (talvez 99,9%) são do sutil, aplicado e inteligente Renato Russo, o menino, o eterno menino fã de rock and roll que nos deixou no dia do meu aniversário, em 1996.

O Senhor também sabe o quanto Renato O amava. O quanto estava impregnado da Bíblia, dos ensinamentos de Cristo - o que se refletiu mais explicitamente no CD As Quatro Estações, do qual falei em um Post d'A Católica - Ouvindo (e amando) Legião Urbana. Ele haver cantado que "compaixão é fortaleza e ter bondade é ter coragem" foi uma mensagem e tanta para a juventude brasileira. Sua vida não foi em vão.

Toda aquela revolta escondia um grande coração. Tanto, que ele adotou um menino, a quem deu o nome de Giuliano. Uma pessoa egoísta, individualista seria incapaz de um gesto tão bonito: responsabilizar-se pela criação do filho de uma outra pessoa.

Leve isso em conta, Senhor. Leve tudo isso em conta. Leve em conta também quando uma canção da Legião ou uma outra daquele CD que o Renato gravou, só com músicas em italiano, o Equilíbrio Distante, tocarem e um rosto sorrir, uma pessoa se sentir mais leve. Isso pode proporcionar que sua alma veja logo a luz do Salvador. Que Nossa Senhora interceda pela sua salvação e que ele, onde quer que esteja, reze por sua família e por nós. Amém.

Mapa dos grupos étnicos africanos de 1996.
Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA)
O continente africano - Se imaginamos que os sofrimentos por que passa o povo brasileiro parecem não ter fim é porque ignoramos o continente no outro lado do Atlântico, onde as provações, as misérias, as incompreensões sobejam.

Senhor, sabe o que peço para cada um dos países africanos?Novos líderes. Líderes que conduzam o povo para a liberdade, a justiça e o amor.

Que todos aqueles com ambições políticas em Ruanda, Serra Leoa, Moçambique, Zimbábue, República do Congo, Etiópia, Somália, África do Sul, Angola e tantos outros, que colocam seu interesse de enriquecer em 1º (e único) lugar, sejam afastados do caminho que leva até os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Que sejam impedidos de saírem vitoriosos nas urnas.

Que as missões católicas e outras tantas sejam bem-sucedidas em sustentar e orientar as populações africanas de modo que se encorajem a enfrentar os desafios de sua comunidade e possam encontrar a rota da transformação social. Que essa rota seja permeada pela fé, pela espiritualidade - é nisso que creio que a mudança se apoia. Que a mudança verdadeira e perene se apoia.

Que as crianças africanas sejam muito amadas por seus pais. Que os governantes dos países mais bem estruturados encontrem meios de socorrer as estruturas governamentais, econômicas e sociais dos países africanos com a consciência reta e a real intenção de estender a mão, e não com o olho no lucro.

Que o governo brasileiro jamais seja criticado por também querer apoiar a África. Há brasileiros que acham um absurdo o Brasil enviar dinheiro para lá, quando há tantos pobres aqui. Ignoram que é dever internacional e humanitário do nosso país também ajudar os de fora. Não podemos nos fechar. Há verbas reservadas para isso. Pobreza não é ter pouco: é não dividir o que se tem.

E todos nós temos uma obrigação para com o continente que ajudou a povoar o Brasil e os Estados Unidos. O continente onde se originou a raça humana, onde os restos mais antigos de uma pessoa foram encontrados. A África é a nossa origem de gente de carne e osso. Não a deixe só, Senhor! Eu suplico: não a desampare! Tenha misericórdia dos gritos de fome, de medo, de injustiça! Ajude a África, Senhor! Pelo Seu amor por nós! Pela intercessão de Nossa Senhora!! Amém.

Jornais de vários países
Bárbara Kelly - Senhor: por falar em "África", tenho uma prima maravilhosa recém-chegada lá. A Barburinha está trabalhando como jornalista em Cabo Verde e rogo pela sua integridade, segurança e felicidade.

Que ela aprenda muito e também contribua para a imprensa daquele país, com seu talento e a sua inteligência. Que, se for da Sua vontade, Senhor, ela tenha o contrato renovado e fique por lá o tempo que for necessário para o benefício do seu futuro profissional.

Bárbara é íntegra, esforçada, corajosa, idealista e precisamos de gente assim no mundo, porque o mundo torna-se melhor a partir de gente que foca no essencial, como a seriedade de viver pela própria vocação. Pessoas assim precisam contar com a Sua proteção, Senhor, para que possam crescer e inspirar outras pessoas a fim de que sejam tão destemidas e cheias de fé quanto elas. Abençoe a intrepidez da minha prima, Nossa Senhora. Que todos os sonhos dela se realizem. Barburinha merece. Amém.

Se você, que leu este Post, também tem alguém por quem interceder, mas acaba esquecendo, aproveite este ensejo e ponha-se em oração também!... Nós, que temos fé, sabemos que Deus ouve as nossas preces e faz tudo para nos atender, porque quer nos ver intercedendo uns pelos outros, pela nossa felicidade e a harmonia no mundo! Saúde e Paz!!


Desenho da criança orando: S. Hnizdovsky, sobre trabalho original de Jacques Hnizdovsky


~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.