26 de dezembro de 2010

Notícias da nossa Noite de NATAL

Querida amiga,

Saudades!

Escrevo esta rapidinho: apenas para lhe contar como foi a nossa noite de Natal!

Andréa Cristina, minha irmã, fez um prato novo: tender com abacaxi. E não pense que foi o tender fatiado junto ao abacaxi simplesmente: Mamãe Gali cortou o abacaxi de fora a fora, incluindo a coroa. Ficaram duas metades. Aí, elas retiraram um pouco da poupa e incluíram, dentro de cada metade, fatias de tender e de abacaxi mescladas. Molho de coentro, cebolinha, pimenta dedo-de-moça e outros ingredientes. Hum...

O problema é que... Não gosto de tender! Então, dei mais bola para o abacaxi!

Papai garantiu o seu lombo (êta: vai gostar de carne de porco assim lá na China!), que mamãe e Andréa quase deixaram queimar. Também teve chester (sabia que é uma ave que foi desenvolvida ou criada aqui no Brasil?) e arroz com tanto alho, que na hora de prepará-lo, os olhos da minha irmã arderam! Comi pouquinho. Cê sabe, né, amiga? Definitivamente, não cometo o pecado da gula!

Ops! Fui direto contando o menu do Natal e me esqueci de relatar que pus todo mundo num círculo para rezar, mesmo com o estômago roncando!

Farney leu o começo do capítulo 9 do Livro do profeta Isaías, Papai Tuti e Mamãe Gali leram o Salmo 95 (ou 96, a depender da Bíblia), Andréa e Viviana Paula - ela mesma: minha prima e grande amiga, que vive na África do Sul - leram os trechos iniciais do capítulo 2 do Evangelho de São Lucas.

Flávio Augusto, meu primo que vive em São Paulo, e o Luis Guilherme, marido da Andréa, leram a oração que digitei no Post NATAL: enfim, chega a melhor época do ano. Viva!. No final, cantamos juntos Virgem do Silêncio - que está no Post A Católica deseja A VOCÊ um NATAL FELIZ!. (Tirei cópias da letra para todo mundo.) Êta música LINDA, amiga! Se você não conhece, precisa conhecer!

Ah: o Shailen, marido da Viviana Paula, pôde acompanhar quase tudo com a minha New American Bible (Catholic Book Publishing Company, 1991). Marquei os textos e, enquanto cada um lia em voz alta, ele seguia na Bíblia em inglês!

Demoramos tanto com a oração e a ceia, que o Gabriel Augusto (filho do Flávio, que mencionei no Post Amando Jesus INTENSAMENTE) dormiu no sofá!

Mamãe Gali providenciou gorro de Papai Noel para dez cabeças.

Na hora de abrir os presentes, foi aquela farra. À medida que o Luis os retirava do pé da árvore e os entregava, havia um teatro, uma gozação e uma foto. Viviana Paula ia traduzindo as nossas piadas e brincadeiras para o marido Shailen, que ria de tudo. Apesar de estar com enxaqueca - sim: o espinho na minha carne -, diverti-me à beça.

Teve um momento em que peguei o - lindíssimo - pano de mesa de renda, que minha irmã e o Luis me deram de Olinda, em Pernambuco, e o transformei em véu de noiva! Que delícia de noite (ou melhor: de madrugada!). De todos os presentes que ganhei, destaco um rosário de Fátima, em Portugal, que meu padrinho, Toninho, me deu, e a máquina fotográfica digital - presente do meu pai. (Há meses, acalentada!...)

Enfim: foi um daqueles eventos memoráveis, para se guardar no coração!

Afinal, há 5 anos Viviana Paula não vinha ao Brasil e estar com ela, que considero uma irmã, foi realmente muito especial. Somos "bobas" e rimos das mesmas coisas. É TÃO BOM estar ao lado de alguém assim!

O Gabriel acordou quase no final. Estava meio tonto de sono e foi engraçado ver ele, aos pouquinhos, entender o que estava acontecendo...

... Até que começou a abrir seus presentes um a um e a querer brincar com um tal Mr. Potato ou Senhor Batata. Então me propôs, às 3 da madrugada: "Vamos jogar o jogo dos Simpsons?", que ele ganhou dos avós sul-africanos: Suzana e Toninho. Naquela altura, era eu quem estava com muuuito sono!

E assim foi, amiga!

Espero do fundo do meu coração que sua noite tenha sido cheia de fartura, alegria, música e oração como a minha! Quero vê-la sempre animada, cheia de sonhos e de ânimo para realizá-los como quando a conheci. Sinto saudades das nossas conversas, daquele tempo só nosso, juntas.

Um beijo em cada um de seus filhos!
Fique com Deus!
Até a próxima!

Saúde e Paz!!

P.S. Infelizmente, devido a minha enxaqueca, que só acabou na tarde deste domingo, não pude participar do almoço do dia 25 de dezembro na casa da Vovó Antonieta. Puxa! Já estou melhor, mas perdi o "imperdível"!...


Imagens: selos postais da Letônia (Leste Europeu), por Philaweb


~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.