26 de janeiro de 2024

Três homens de fé

Imagem: "Jesus Curando os Cegos"
Ano: Século 12 (CC BY-SA 4.0)

Evangelho Segundo São Mateus (Mt 9, 27-31)

Que alívio foi retornar à Igreja Católica no ano de 2007. O Catolicismo usa sem pudor a palavra mistério. Ou seja: nem tudo pode ser explicado. Muita coisa depende da vontade de Deus, que está além da nossa compreensão. Na Bíblia, isso vem bem exposto no livro de Jó.

Jó foi um homem de posses, que tinha boa saúde, uma família grande e muitos servos, mas que perdeu tudo. Em vez de se revoltar contra Deus, ele disse: "Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!".

Porque Jó permanecera firme na fé, Deus decidiu recompensá-lo restituindo-lhe as posses em dobro, dando-lhe outros dez filhos e fazendo com que vivesse, com saúde, mais 140 anos.

Lembrei-me dessa história ao ler uma passagem do Evangelho Segundo São Mateus, na qual Jesus cura dois cegos em Cafarnaum, na Galileia.

Antes de realizar o milagre, Cristo lhes pergunta: "Credes que eu posso fazer isso?". À resposta positiva de ambos, Ele toca nos seus olhos, dizendo: "Seja-vos feito segundo vossa fé".

Os dois homens não tinham visão; quanto a Jó, após perder posses e família, ficou muito doente, apresentando: tumores, furúnculos, úlceras, febre, perda de peso, insônia...

... Os três tiveram em comum demonstrar um grande respeito por Deus - Jó não blasfemou uma única vez e os cegos se referiram a Jesus como "Filho de Davi".

Para os três, o Senhor podia tudo. Inclusive não atender a seus desejos (afinal, a Sua vontade é um mistério!). Mas, nem por isso Ele deixava de ser tratado com deferência e adoração. Sem ligarem para o desfecho, Deus seguiria "bendito" e "Filho de Davi". Isso é que é ter fé!

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.