20 de janeiro de 2024

A vontade como origami

Santa Veronica Giuliani (1660-1727)

Evangelho Segundo São Mateus (Mt 4, 20)

Ler hagiografias (vida de santos) impressiona muito. Como geralmente acontece com atletas, santos foram pessoas determinadas, focadas num objetivo, nesse caso, fazer a vontade de Deus. Dentre eles, uma santa me toca bastante: a italiana Veronica Giuliani.

Achando-se voluntariosa - ou seja: cheia de caprichos -, decidiu mudar seu temperamento fazendo sempre o contrário do que queria fazer. Se tivesse inclinação pro descanso, procurava um serviço; se sua tendência fosse dar uma má resposta a alguém, refreava o instinto, ficando calada. E por aí vai...

Dessa maneira, foi se reeducando, se tornando mais dócil, apta a cumprir não a sua vontade, mas a de Deus. Os discípulos de Jesus tiveram a mesma resolução. Alguns deles - Pedro, André, Tiago e João - não pensaram duas vezes em mudar de vida e seguir Cristo.

Aí é que está: alguns de nós acham que seguir é ler um salmo na Bíblia, comprar um crucifixo e ouvir música religiosa. Não.

Seguir é fazer o que Santa Veronica Giuliani e os discípulos fizeram: viver de uma maneira nova, diferente, deixando pra trás hábitos antigos, como aquele bastante arraigado de se colocar em primeiro lugar (mostrando uma cara feia, quando isso não é possível).

Nossa vontade deve ser como um origami: dobrável. Devemos rezar pela graça de transformá-la em outra coisa. Desapegados dela, permitimos que surja algo diverso, uma forma linda nas mãos de Deus.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.