4 de janeiro de 2024

Cristão bom é cristão que serve

Tela: "Jesus lavando os pés de Pedro"
Ano: 1852-1856 - Artista: Ford Madox Brown

Evangelho Segundo São Lucas (Lc 22, 27)

Se tem uma profissão que me toca é a de garçom ou garçonete. O jeito com que seguem ordens, atendem os pedidos dos clientes, estão A Serviço de alguém... Lembra Jesus Cristo.

Quem diria que uma figura como a do garçom evoque mais o Filho de Deus do que as pinturas nas quais Ele aparece com coroa e cetro em punho!

Mas foi Jesus mesmo quem quis assim. Foi Ele quem ensinou aos discípulos que quem quer ser o maior deve tornar-se O Último e aquele que governa deve ser como O Servo.

Não à toa até hoje, mais de dois mil anos depois, a mensagem de Cristo soa revolucionária.

Num mundo em que alguns buscam a proeminência, o reconhecimento, as loas, os aplausos, Jesus propõe os bastidores, o anonimato, o serviço. Isso requer a quebra do orgulho e do egoísmo, pra dar lugar à mansidão e à humildade.

SE entendo que meu negócio é servir, é estar por último, ponho fim à ansiedade, à vaidade, à competitividade e até à ira, que me deixam longe da paz e da alegria que o Reino de Deus implica.

SE me coloco na posição de cuidar do outro, de amenizar o que lhe falta, de dirimir seu sofrimento, entendo exatamente o que Cristo quis dizer ao lavar os pés dos apóstolos na Última Ceia.

Ao servir, ao tomar gosto por essa ação, me aproximo do seguimento de Jesus, fico mais parecida com o Mestre e isso torna o mundo um lugar melhor.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.