8 de janeiro de 2024

Alma Sã, Corpo São

Ilustração: "Jesus curando um paralítico"
Ano: 1984 - Artista: Jim Padgett

Evangelho Segundo São Marcos (Mc 2, 5)

Há países no mundo em que se pratica a "medicina preventiva". Aqui no Brasil, ao menos entre parte da população, há o hábito de se fazer exames periódicos de olhos, dentes, sangue, mamas etc., a fim de verificar se existe a possibilidade de desenvolver alguma doença.

Isso deixa evidente que as pessoas cuidam do corpo. Até mesmo antes de ele apresentar sintomas, ou seja, antes de ele doer.

E quanto à alma? Ela também se machuca! Sofre reveses, traumas... Fica ferida.

Uma leitura atenta dos evangelhos mostra a preocupação de Jesus em, juntamente à cura dos males físicos, sarar as almas. 

Isso fica evidente, por exemplo, quando cura o paralítico que desceram pelo teto de uma casa. Em vez de proclamar: "Levanta-te", Cristo diz: "Teus pecados estão perdoados".

Porque tão importante quanto restabelecer alguém de uma doença física, é sanar a sua alma. Sobretudo, porque estudos científicos comprovam que uma alma doente adoece um corpo.

Quantas vezes, depois de um desequilíbrio emocional (um momento de ansiedade, ciúme, inveja, ira), sentimos palpitações ou dor de cabeça? Quando esses desequilíbrios são frequentes, podem até mesmo ocasionar uma diabetes.

Que em nossas preces não nos esqueçamos de que, ao pedir a Deus saúde, isso contemple também o bem-estar da nossa alma.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.