19 de janeiro de 2024

Como tratar um Rei

"O Chamado de São Pedro e St. André"
Ano: 1590-1609
Artista: Federico Barocci

Evangelho Segundo São Mateus (Mt 2, 11)

Logo no início do Evangelho Segundo São Mateus, no episódio da visita dos magos, Jesus é tratado como se acreditava que um rei deveria ser tratado: com deferência e adoração. Os magos chegam a prostrar-se diante Dele.

Alguns capítulos adiante, quase no final do livro, Cristo elucida como o Filho do Homem (ou seja: Ele mesmo), como Rei, gostaria de haver sido tratado: com amor. Mais exatamente: com amor aos necessitados.

Nas palavras mesmas de Jesus: "Quando destes de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede; acolhestes um peregrino; vestistes um nu; visitastes um enfermo ou um preso... Todas as vezes em que fizestes isso a um desses Meus irmãos pequeninos, foi a Mim mesmo que fizestes".

No Evangelho Segundo São Lucas, Simão Pedro vê a pesca milagrosa que acabara de ser feita graças à palavra de Cristo e então se atira aos pés Dele. E o que Jesus faz? Oferece a mão para ser beijada? Não. Ele declara: "Doravante serás pescador de homens".

Em vez da postura prostrada de Simão Pedro diante de Si, Cristo o instiga a pôr-se de pé e a ajudar a implantar o Reino dos Céus, curando enfermos e expulsando demônios. Este é o tratamento que o Senhor quer: aquele que nos leva em direção ao serviço Ao Outro.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.