2 de janeiro de 2024

Chaves para seguir Jesus

Tela: "Jesus carregando Sua cruz"
Ano: 1650 - Artista: Desconhecido

Evangelho Segundo São Lucas (Lc 9, 23)

O que é "renegar-se a si mesmo"? E "tomar cada dia a sua cruz"? O que vem a ser isso?

O renegar-se a si mesmo implica uma mudança radical. Uma pessoa deixar de ser quem ela é significa refazer-se, reinventar-se ou, em outros termos, nascer de novo. Renascer com outros interesses. Um novo jeito de VER.

A cruz de Jesus veio de fora. Alguém a impôs a Ele. Foi algo que extrapolou Sua santa vontade, Seu santo querer. Assim também é a nossa cruz: algo desagradável, que nos aflige e do qual não conseguimos ou não podemos nos livrar.

Pra ser discípulo de Jesus, é preciso uma combinação destas duas coisas: ser uma nova pessoa e levar conosco a cruz, ou seja, aquilo que nos exaspera.

Primeiro, vem o rompimento com nossos orgulho, egoísmo e impaciência. É como romper a casca de um ovo: quebro tudo o que me separa de ser mais parecida com meu Mestre, que é manso e humilde de coração. Assim, eu renasço. Como o pintinho.

Segundo, eu tomo a minha cruz. Que pode ser tanta coisa... Uma doença ou uma pessoa difícil na minha vida. Eu levo a cruz, porque sou obrigada. Não dá pra fingir que ela não existe. Nem "bater o pé", pra não carregá-la.

Só depois disso é que posso seguir Jesus. Só depois disso é que posso ser Sua discípula. Cristo não precisa de mais alguém dizendo "Senhor! Senhor!", se essa pessoa não está disposta a se comprometer com o que Ele espera.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.