4 de outubro de 2011

Refletindo a partir de Janis Joplin

Nos achamos "melhores" do que viciados em drogas, como a
artista norte-americana era. Contudo, será que não temos
fraquezas de caráter bem mais graves do que a dela?


(Pintura a óleo atribuída a Pappi - Fotografia de Patrick Pearse)

Dia desses, meu marido e eu assistimos a um dos episódios do programa "As Últimas Horas de..." na TV a cabo. O objetivo é apresentar ao telespectador o que testemunhas (amigos, parentes, assessores), a polícia e médicos contaram sobre os últimos momentos da vida de personalidades das artes e da política. O episódio a que me refiro é o que tratou da norte-americana Janis Joplin (1943-1970).

Você, provavelmente, já ouviu falar da "cantora branca de voz negra", que entoava rock e blues como poucos. Janis imortalizou músicas como: Cry Baby, Summertime (a minha favorita) e Mercedes Benz. Ela deixou este mundo num dia 4 de outubro.

"As Últimas Horas" mostrou como a artista não se encaixava nas normas de "boa menina", como enfrentou preconceitos de que era uma "mulher feia" e como decidiu lidar com suas inseguranças através do álcool e, mais tarde, das drogas - a exemplo da heroína. Embora acreditasse que driblou o vício, acabou sucumbindo a uma overdose durante as gravações de seu LP (o antecessor do CD) Pearl - aclamado pela crítica.

Quando assisto a documentários como esse, quando leio nas revistas o que ocorreu com outra grande artista, também considerada uma "cantora branca de voz negra", a adorável inglesa Amy Winehouse (1983-2011), não sinto desprezo nem pena. E sim, uma grande (enorme) solidariedade. Não vejo essas pessoas viciadas em drogas "lá longe", distantes da minha realidade, dignas de condenação: eu me identifico com elas.

Aliás, não identifico apenas a minha pessoa, a minha trajetória. Pra ser sincera com você, um monte de gente, e falo de gente acima dos 60 anos de idade, vejo travestida de Janis Joplin e de Amy Winehouse. Só que seus vícios são outros. E, o que é pior: por estarem camuflados, por não se materializarem como o pó branco da cocaína, o copo com cachaça ou o maço de cigarro, são ainda mais difíceis de vencer.

Muitos de nós nos olhamos no espelho e damos "Graças a Deus" por sermos "cidadãos de bem" que, como brincava o cantor carioca Tim Maia (1942-1998): "Não fumamos, não bebemos e não cheiramos. Só mentimos...". Só que, como Janis, Amy e tantas outras celebridades ou anônimos que morreram devido ao envolvimento com drogas, bebidas e afins, muitos de nós também estamos viciados. E muito.

E sabe o que é triste?

É observar senhores de mais de 60 anos de idade viciados em comportamentos que há muito já deviam ter superado. Eu friso a idade, porque, aos 60 anos, você teoricamente já ultrapassou a metade da sua expectativa de vida. (Ou algum de nós acha que é "imortal"?) Que triste uma pessoa que há décadas é viciada no orgulho, na arrogância, na fofoca, no materialismo, nas aparências. E não muda.

Fotografia de Petr Kratochvil

Gente que ainda não superou a bobagem de se comparar com os outros, a bobagem de abrir a boca só para "contar vantagem" e mentiras, gente que é tão complexada, que foge dos outros só para não assistir à felicidade alheia, em vez de escolher se alegrar com O Próximo!... E isso acontece não muito longe de nós, e sim do nosso lado! Como pode alguém se dizer cristão, conviver com familiares cristãos, e agir assim?

Que triste imaginar que esposa e filhos não ajudam uma pessoa tão orgulhosa e complexada a se dar conta de que a sua vaidade é uma tremenda tolice!... Que triste ver que anos e anos se passam e a pessoa não dá o mínimo sinal de melhora, de evolução, de humildade!... Está atolada no orgulho, trata-se de um falastrão, que deixa os outros abatidos e incomodados com suas observações... E não muda.

Se acha "o bom" só porque não fuma, não bebe e não cheira, porém não enxerga que tem outros vícios, vícios de comportamento que, assim como a fumaça do cigarro, transtornam - e até tiram a paz de - quem está ao redor.

Eu também tenho as "minhas drogas".

Pensamentos, palavras e atitudes recorrentes os quais denunciam que, como Janis Joplin no passado, tenho uma luta severa a ser travada hoje. Só que estou longe da metade da minha expectativa de vida - vou fazer 35 anos. Por isso, ao menos teoricamente, tenho o tempo a meu favor. Quanto aos senhores de mais de 60 anos de idade, viciados em vaidade, que será deles? Quando, meu Deus, eles acordarão?

Fotografia de Peter Griffin

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.