26 de janeiro de 2024

Um padre que serve

Padre Júlio Lancellotti
(CC BY 2.0)

Evangelho Segundo São Mateus (Mt 8, 14-15)

Em ao menos três passagens bíblicas, Jesus frisa que não veio para ser servido, mas para servir. E orienta Seus discípulos: "Todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos".

Gosto do episódio da cura da sogra de Pedro, porque assim que Jesus sara a sua febre, ela se levanta e põe-se a servir. Não se ajoelha ou louva a Deus, mas assume o que Cristo espera de nós: prontidão para o serviço.

No nosso tempo, há alguém assim: o Padre Júlio Lancellotti. Há décadas na Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, ele diariamente distribui café da manhã, roupas e livros para moradores de rua.

Em vez de ficar só no altar e num palco com um microfone cantando louvores ou mesmo participando de jogos em programas de televisão, Padre Júlio Lancellotti escolheu fazer o que Jesus ordenou aos discípulos: "Dai-lhes vós mesmos de comer".

Nas palavras do sacerdote em entrevista ao site UOL: "Comer é conviver. Partilhar e conviver. Eu sempre digo que nós não devemos apenas dar de comer para o irmão. É preciso comer com o irmão e escutar suas histórias para entender sua dor. Nós só seremos felizes e plenamente humanos quando ninguém mais tiver fome".

Padre Júlio Lancellotti não se deixa abater pelas febres do egoísmo e da vaidade. Tal qual a sogra de Pedro, levanta-se todos os dias de manhã e... Serve.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.