Imagem: "Bênção de São Francisco"
Autor: José Benlliure Gil (1855-1937) |
Evangelho Segundo São Mateus (Mt 7, 16-18) |
O jornalista Roberto D'Avila perguntou ao psicoterapeuta Dr. Flávio Gikovate o que mais lhe chamou a atenção em 44 anos de consultório. Dr. Gikovate respondeu: "O nível cultural das pessoas diminuiu e consequentemente elas mudaram de ambição".
O psicoterapeuta explicou:
"Antes, as pessoas liam mais livros, portanto, tinham referências literárias para interpretarem o mundo. Com o baixo nível cultural, as referências passam a ser revistas e sites sobre celebridades... Assim, em vez de sonharem em contribuir para o país ou com uma sociedade melhor, as pessoas ambicionam ter seios maiores ou o nariz igual ao daquela atriz famosa".
No Evangelho Segundo São Mateus, Jesus afirma que toda árvore boa dá bons frutos e toda árvore má, maus frutos. É possível nos tornar uma árvore boa ou "pau que nasce torto nunca se endireita"?
Sim. É possível nos tornar uma outra pessoa. Como consta no Evangelho Segundo São João, o próprio Cristo, em conversa noturna com o fariseu Nicodemos, ponderou: "Quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus".
E acrescentou: "Necessário vos é nascer de novo".
Em outras palavras, necessário nos é nos tornar uma árvore boa, ser uma outra pessoa, com sonhos e ambições diferentes.
Alguém bem-sucedido nisso foi São Francisco de Assis.
De acordo com uma fonte, o jovem Francisco era "amante da música e das festas. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para belas damas".
Além disso, como todo jovem ambicioso entre os séculos 12 e 13, "desejava conquistar fortuna, fama e título de nobreza". O que seria possível, tornando-se herói em uma das guerras frequentes entre os senhores feudais.
Foi durante uma batalha, aliás, que Francisco acabou preso e doente.
Conforme outra fonte relata, "após sua volta a Assis, começou nele um lento processo de conversão espiritual, que o levou a abandonar gradualmente o estilo de vida mundano que havia levado até então".
Desta forma, virou um dos santos mais venerados de todos os tempos: ao trocar sonhos e ambições fúteis e egoístas pelo projeto de implantar o Reino de Deus aqui e agora, Francisco nasceu de novo. Essa pode ser a chave pra nos tornarmos uma árvore boa.