Relógio ROLEX avaliado em 169 mil reais |
Relógio Patek Philippe estimado em 400 mil reais |
Evangelho Segundo São Mateus (Mt 13, 22) |
Tem um perfil na rede social Instagram chamado Outfit do Templo. O objetivo, como traz na sua "bio", é esclarecer dúvidas sobre o que os crentes estão usando.
A mais recente publicação, de 11 de dezembro de 2023, traz a foto de um jovem pastor com um relógio da marca de luxo ROLEX avaliado em R$ 168.868. Uma das anteriores, de 30 de outubro, mostra um bispo evangélico com um relógio da grife PATEK PHILIPPE estimado em R$ 398.052.
Quando Jesus envia os discípulos em missão, para anunciar o Reino dos Céus, curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios, ordena:
"Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão...". Pois os fiéis providenciariam o sustento daqueles que lhes anunciam o Evangelho. O sustento, e não o esbanjamento e o luxo.
O próprio Cristo ensinou o que pedir a Deus: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje", ou seja, aquele necessário para nossa subsistência. Em outros termos: Jesus defendia a frugalidade ou a temperança. Sobriedade no comer e no beber, mas também em outras áreas, como no vestir.
"Que fostes ver no deserto? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão vestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. Então, por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta".
Fica a dica: profetas mesmo, e não falsos profetas, têm sobriedade. Afinal, como Cristo mesmo frisou: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus".
E qual é a vontade de Deus? A um fariseu, Jesus recomendou: "Dai antes em esmola o que possuís". Ao jovem rico, disse: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!".
Pregar, expulsar demônios e fazer milagres em nome de Cristo não isentam pastores e bispos, que esbanjam e vivem no luxo, de serem operários maus.