Imagem: "Jesus Curando os Cegos" Ano: Século 12 (CC BY-SA 4.0) |
Evangelho Segundo São Mateus (Mt 9, 27-31) |
Jó foi um homem de posses, que tinha boa saúde, uma família grande e muitos servos, mas que perdeu tudo. Em vez de se revoltar contra Deus, ele disse: "Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!".
Porque Jó permanecera firme na fé, Deus decidiu recompensá-lo restituindo-lhe as posses em dobro, dando-lhe outros dez filhos e fazendo com que vivesse, com saúde, mais 140 anos.
Lembrei-me dessa história ao ler uma passagem do Evangelho Segundo São Mateus, na qual Jesus cura dois cegos em Cafarnaum, na Galileia.
Antes de realizar o milagre, Cristo lhes pergunta: "Credes que eu posso fazer isso?". À resposta positiva de ambos, Ele toca nos seus olhos, dizendo: "Seja-vos feito segundo vossa fé".
Os dois homens não tinham visão; quanto a Jó, após perder posses e família, ficou muito doente, apresentando: tumores, furúnculos, úlceras, febre, perda de peso, insônia...
... Os três tiveram em comum demonstrar um grande respeito por Deus - Jó não blasfemou uma única vez e os cegos se referiram a Jesus como "Filho de Davi".
Para os três, o Senhor podia tudo. Inclusive não atender a seus desejos (afinal, a Sua vontade é um mistério!). Mas, nem por isso Ele deixava de ser tratado com deferência e adoração. Sem ligarem para o desfecho, Deus seguiria "bendito" e "Filho de Davi". Isso é que é ter fé!