Tela: "O Sonho de São José" Ano: 1790 Artista: Vicente López Portaña |
Evangelho Segundo São Mateus (Mt 1, 24) |
O bem-humorado São Filipe Néri foi solicitado a ir a uma localidade verificar se uma mulher, que vinha sendo aclamada como "santa", era santa mesmo.
Chegando ao lugar, após a viagem, encontrou-se com a tal mulher e foi logo lhe ordenando: "Tire as minhas botas!". Espantadíssima, ela respondeu: "Não!".
Filipe então deu meia volta, retornando pra casa.
Ao ser indagado se se tratava de uma santa, ele explicou: "De jeito algum, pois a principal qualidade lhe falta: a humildade".
Dessa virtude, não carecia a Sagrada Família, pois Jesus e Seus pais foram mansos e humildes.
Maria não pensou duas vezes pra dizer, durante a Anunciação do nascimento de Cristo: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
E José, visitado em sonhos por um anjo, fez como este lhe havia mandado. Quanto a Jesus, no Evangelho Segundo São João, Ele declarou aos discípulos que Seu alimento era fazer a vontade daquele que O enviou e cumprir a Sua obra.
E quanto a nós? A quem servimos? A quem obedecemos?
A filósofa Lúcia Helena Galvão, em uma de suas palestras, disse que alguns de nós se parecem com "amebas hi-tech", ou seja, obedecem apenas aos instintos. Como os animais: comem, dormem, se reproduzem.
O propósito da vida não vai além disso.
Diferentemente, a satisfação da Sagrada Família estava em obedecer a Deus e servir à causa do Seu Reino.
Graças à humildade que tiveram, Cristo não só pôde nascer, como se tornou O Caminho para os que querem um sentido na vida. Um propósito maior do que ser uma "ameba hi-tech".