Evangelho Segundo São Lucas (Lc 21, 19) |
A abertura da bem-sucedida série sobre a vida de Jesus Cristo, The Chosen, mostra alguns peixes nadando contra a corrente. Numa imagem sintética, os criadores ilustraram bem o que significa seguir Jesus: a exemplo Dele, ser "do contra".
Contra o quê? Contra tudo o que o mundo louva e defende. Contra o zelo excessivo com a aparência; contra o acúmulo de bens materiais; contra a inclinação por "aparecer"; contra a ânsia de poder...
No Evangelho Segundo São Lucas, Cristo alerta pra que seus seguidores serão perseguidos. Seus se-gui-do-res. E não aqueles que simplesmente usam uma cruz no peito, rezam de vez em quando ou vão às missas.
Seguir Jesus é cuidar antes da "beleza interior", procurando ser manso e humilde de coração. É racionar os gastos consigo mesmo e dividir o que tem com os pobres. É jamais buscar estar em primeiro lugar, ser o maior, o mais importante.
Quem faz tudo isso é realmente seguidor e, consequentemente, será perseguido, caçoado, julgado.
Jesus pede a Seus seguidores que sejam constantes, em outros termos, que não vacilem nem desistam de ir como Ele contra a corrente, pois ganharão a salvação.
Quem de nós está disposto a receber vaias em vez de aplausos, por ser fiel a Cristo (ou seja: por ser diferente)?