28 de janeiro de 2024

Padre Libânio x Zuckerberg

Padre João Batista Libânio - Fonte: jblibanio.org.br

Evangelho Segundo São Mateus (Mt 16, 25-26)

Tenho uma tia espírita kardecista, estudiosa dessa doutrina há anos, que me disse que, em diferentes pontos da cidade de Ouro Preto, há espíritos de donos de minas que se recusam a ir para um outro plano espiritual, porque não querem se afastar de onde está o ouro.

Essa história, que para minha tia kardecista é verídica, ilustra a que ponto pode chegar o apego às coisas materiais.

Quando o Padre João Batista Libânio morreu, em 2014, li num artigo que, ao reunirem todos os seus bens (pra guardá-los ou distribuí-los), eles cabiam numa pequena mala. Fiquei tão tocada por isso! Porque escolher ter poucos pertences mostra o quanto a pessoa estava comprometida em juntar tesouros não na terra, mas no céu.

Recentemente foi divulgado que Mark Zuckerberg, que comanda as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, está construindo um complexo residencial no Havaí com 30 quartos e um bunker de 464 metros quadrados, que terá seus próprios suprimentos de energia e alimentos.

Zuckerberg não é o primeiro nem o único: em 2017, o site BBC News noticiava que empresas já construíam abrigos (ou bunkers de luxo) para que os superricos pudessem "não apenas se proteger em caso de uma hecatombe [lê-se: apocalipse], mas dar prosseguimento a uma rotina bonne vivant".

Como isso me lembra a passagem bíblica na qual Jesus diz que aquele que quiser salvar sua vida irá perdê-la, mas quem a tiver sacrificado por Sua causa irá recobrá-la!

Cristo também nos recomendou tanto pra não nos preocuparmos por nossa vida, pelo que comeremos, nem por nosso corpo, pelo que vestiremos! "Qual de vós" - perguntava - "Por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?".

A verdade é que alguns de nós agem como pessoas de pouca fé. Juntando tesouros na terra (cada um dentro da sua possibilidade financeira), como se isso nos fornecesse a segurança que só a confiança em Deus dá e a satisfação que só o serviço à causa do Reino dos Céus proporciona.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.