30 de março de 2011
Crentes e Não-Crentes: Uma Chance de Diálogo
28 de março de 2011
A caridade e um conto de K. Mansfield
Há um conto da escritora neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1923) que me puxa o tapete do chão: Srta. Brill. Na edição brasileira de Twelve Stories (Cosac Naify, 2005), ele não ocupa mais do que seis páginas. Parece uma história leve sobre um evento trivial: uma professora de inglês que põe uma pele (de raposa?) para ir à praça em mais uma tarde de domingo, assistir à banda tocar.
Ela examina os outros ouvintes: um casal de idosos, crianças, duas jovens de vermelho e "dois jovens soldados de azul [que] as encontraram", duas mulheres "puxando dois belos burricos cinzentos", uma freira "de ar gélido, pálida", uma mulher bonita, um cavalheiro de cinza e uma mulher com chapéu de arminho, um senhor "muito engraçado, de longas suíças"... Também, um rapaz e uma moça. Que roubaram a alegria de Srta. Brill.
Neste tempo da Quaresma, em que a Igreja nos pede uma atenção especial à tríade jejum, orações e caridade, lembrei-me do conto de K. Mansfield, o qual me diz muito a respeito do terceiro gesto ou atitude cristã.
Post sob o Marcador:
Literatura,
Notícias
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
25 de março de 2011
Fiat, anjo Gabriel!
Anunciação
(canção de Alceu Valença)
Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No Teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...
Tu vens, Tu vens
Eu já escuto os Teus sinais
Tu vens, Tu vens
Eu já escuto os Teus sinais...
A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
E eu não duvido
Já escuto os Teus sinais
Que Tu virias
Numa manhã de domingo
Eu Te anuncio
Nos sinos das catedrais...
Tu vens, Tu vens
Eu já escuto os Teus sinais
Tu vens, Tu vens
Eu já escuto os Teus sinais...
Post sob o Marcador:
Estudos da Bíblia,
Música Popular,
Nossa Senhora,
You Tube Videos
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
24 de março de 2011
Saiba o que descobri 8 meses Bloggando
Pausa para a celebração: A Católica está há 8 meses na Blogosfera e faz reflexões que podem ser úteis para você que blogga e você que navega e lê o trabalho dos Bloggueiros. Cheers! Fotografia de Jeff Klisares |
A Católica completa 8 meses de vida nesta semana de março. Se fosse um bebê, seria prematuro. Mas... Seria saudável? Sobreviverá? Seguirá crescendo forte e feliz e, especialmente, tornando as outras pessoas felizes? Este Post de aniversário está dividido em Duas Partes. Na primeira, descrevo as conquistas d'A Católica nos últimos 30 dias, mais ou menos entre 21 de fevereiro e 22 de março. Na segunda, trago informações sobre Blogs, o que são e as perspectivas para essa ferramenta singular.
Preparado? Bon Voyage, internauta!
Post sob o Marcador:
Celebração,
Internet
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
23 de março de 2011
Post Nº 200 do Blog: Uma Via-Sacra Especial!
A Católica apresenta uma Via-Sacra riquíssima, que vai fazer você mergulhar coração e intelecto na agonia de Nosso Senhor. Confira o trabalho do espanhol Mateo Bautista neste Post de Número 200 do Blog! Imagem: sights of Bamberg, Germany, por Immanuel Giel |
22 de março de 2011
Eu me sinto BEM em mim?
Fotografia de Ibrahim Iujaz from Rep. Of Maldives. Edited for enwiki upload by Daniel Case |
Post sob o Marcador:
APONTAMENTOS,
Música Popular
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
20 de março de 2011
Dindinha, je suis malade...
Fotografia de Petr Kratochvil |
Post sob o Marcador:
Celebração
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
19 de março de 2011
Olhe só: o meu Bom José!
Com um bebê num braço e uma flor na mão, a imagem quase feminina de São José (segundo Padre Léo) evoca o seu Dom Amoroso de Pai de Família e patrono da Igreja (desde 1870). Meu conselho: torne-o seu protetor! Fotografia de Anna Cervova |
Fotografia de Père Igor |
Internauta d'A Católica:
esta é a minha homenagem a um dos meus 21 santos de devoção: São José, que a Igreja recorda e celebra como o esposo de Nossa Senhora no dia 19 de março.
A partir da letra da canção José (Joseph), de Georges Moustaki, traduzida pela cantora Nara Leão e conhecida no Brasil na voz de Rita Lee, selecionei imagens que ilustram a beleza, a delicadeza e a pujança da missão de São José no mundo.
Como sua mulher, Maria, ele também disse SIM.
São José, Rogai por Nós!
P.S. Após o vídeo do You Tube com a versão de Georges Moustaki, há 2 lindas preces ao Pai adotivo de Jesus. Saúde e Paz!!
Post sob o Marcador:
Artes Plásticas,
HAGIOGRAFIA,
Música Popular,
Padre Léo,
You Tube Videos
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
16 de março de 2011
As placas tectônicas, os japoneses e eu
Como o Japão, também me assento sobre o magma instável, que altera tudo: na vida, não dá para prever o próximo atrito, o que pode acontecer Mapa com o epicentro do terremoto e as Centrais Nucleares de Fukushima, que foram afetadas Imagem de Maximilian Dörrbecker (Chumwa), modificada por W.Rebel (talk) |
"Libertação súbita de energia que provoca movimentos da superfície terrestre. = abalo sísmico, sismo, tremor de terra"; "Grande perturbação". Essas são as definições de um dicionário de Língua Portuguesa para a palavra terremoto. O primeiro sentido é geológico, ou seja, relativo à Geologia, "ciência que estuda a estrutura da Terra, a sua origem, natureza e transformações". O segundo, podemos aplicar em outras áreas.
Os japoneses, e em especial aqueles no nordeste do Japão, no leste asiático, viveram (e ainda vivem) o sentido geológico do termo há cerca de uma semana, desde que um tsunami arrasou parte do país. Nota: conforme texto de Renata Costa no site Nova Escola, tsunami é "um terremoto entre as placas tectônicas sobre as quais está o oceano. Esse tremor de terras no solo do mar provoca uma agitação imensa das águas, resultando em ondas que chegam de maneira violenta e desordenada ao litoral".
Muitas vezes, ao longo de nossa história pessoal, experimentamos o outro sentido de terremoto: "Grande perturbação".
"Desarranjo"; "transtorno"; "confusão"; "alteração"; "desordem"; "tontura" são alguns dos vários significados de perturbação. O verbo perturbar quer dizer: "alterar a ordem ou o sossego de"; "abalar, agitar"; "interromper"; "atrapalhar-se" e (o que julguei mais interessante) "perder a serenidade de espírito".
Post sob o Marcador:
Lugares,
Notícias,
You Tube Videos
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
14 de março de 2011
O tempo da Quaresma e o filme 127 Horas
Aron Ralston renunciou à mão direita, à parte do braço e também a um jeito (egoísta) de viver. Este tempo litúrgico da Igreja nos propõe a fazer (quase) o mesmo Fotografia de Vera Kratochvil |
Ele era "O Tal". Gostava de subir e descer de montanhas, nadar em lagos inóspitos, como um pássaro independente e sem ninho. No sábado, pegou carro, bicicleta, mochila, lanche e muitas cordas. Um fim de semana pleno de adrenalina e... Sozinho. Ops. Algo saiu errado. Não estava no script, não era previsto. Pula daqui, salta dali... Ele cai. Junto a uma pedra que rola e prende antebraço e mão direitos, esmagados contra um paredão frio, cor de ferrugem, no fundo de uma grande fenda rochosa.
Esse é o início do filme 127 horas (2010), do diretor inglês Danny Boyle.
O título remete ao intervalo em que o jovem Aron Ralston, interpretado pelo ator norte-americano James Franco (anfitrião da cerimônia do Oscar de 2011), ficou preso naquele local: entre os cânions do deserto do estado de Utah, nos Estados Unidos. Se ainda não sabe, internauta d'A Católica, eis o mais impressionante: Aron Ralston não é personagem de ficção. Existe em carne e osso. O incidente de que trata o longa ocorreu no ano de 2003.
Imagem: Reprodução-Internet |
Post sob o Marcador:
Cinema,
Igreja,
You Tube Videos
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
11 de março de 2011
O caso John Galliano
Todos nós atiramos a Primeira Pedra quando alguém faz em público o que fazemos na intimidade. Na vida privada. O estilista inglês é digno de piedade e perdão; não de achincalhamento Fotografia de Sam Mugraby |
Era uma noite agradável. Talvez não. Pesada. De ar sufocante. Dali a dois meses ocorrerá uma nova Semana de Moda de Paris, na qual os maiores estilistas do mundo exibirão mais uma vez a criatividade de suas coleções. É um trabalho insano. Afinal, existe uma "pressão causada pelo ritmo rápido da moda e da Internet para criar novas coisas constantemente, que exaure os criadores" (Suzy Menkes, por Lilian Pacce).
É preciso criar, "e criar o tempo todo". Roupas não estão finalizadas, vestidos estreitaram e não cabem mais nas modelos, e ainda há as concepções de cenário, luz e música que devem estar conexas e fazer todo o sentido para a exibição na passarela do trabalho feito manualmente pelas costureiras.
Naquela noite, o maestro de um dos desfiles saiu para... Espairecer. Perto de sua casa, conforme o jornal The New York Times, há um bar que costuma frequentar, no bairro ou distrito do Marais, em Paris (França). Era realmente preciso mudar de ar, de clima, pensar em outra coisa. Qualquer outra coisa.
Acontece que o que era para ser uma noite tranquila e (quem sabe) descontraída, uma pausa agradável na realidade vertiginosa do mundo fashion, transformou-se em bate-boca. Troca de ofensas.
Uma testemunha citada pelo jornal norte-americano, Lyes Meftahi, de 38 anos, diretor de uma empresa de audiovisual, declarou ao impresso que uma mulher teria provocado o estilista, ao chamá-lo de "feio". Até nós, só chegaram os insultos que John Galliano, protagonista dessa história, teria proferido: um vídeo feito com o celular de uma das testemunhas ganhou a Web e as TVs, denegrindo a imagem do talentoso criador.
E assim uma onda de indignação arrasta-se planeta afora desde o início deste mês de março (quando as imagens foram divulgadas): o mundo inteiro parece transtornado com os impropérios que o estilista inglês teria dito naquele bar, naquela noite em dezembro passado - palavras contra os judeus e a favor de Hitler.
9 de março de 2011
A marcha da Quarta-Feira de Cinzas
Uma canção do poeta Vinícius de Moraes e MUITAS fotografias de carnaval para encerrar o período da Folia e dar as Boas-Vindas à época de Recolhimento. Acompanhe! A performer of Maracatu rural, a Brazilian folk dance - Foto de Marcos André |
Internauta d'A Católica:
Para usufruir deste Post do Blog, sugiro que faça o seguinte...
... Clique em Play no vídeo do You Tube e enquanto o som rola, você desce a barra de rolagem da tela de seu computador e vai acompanhando a belíssima canção de Vinícius de Moraes. Marcha de Quarta-Feira de Cinzas resultou de sua parceria com Carlos Lyra.
Adeus, carnaval!
Bem-Vinda, Quaresma!
Saúde e Paz!!
Post sob o Marcador:
Artes Plásticas,
Música Popular,
You Tube Videos
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
8 de março de 2011
Dia da Mulher? Prefiro Dia da Pessoa.
Cada uma de nós sente e se coloca no mundo de maneira muito particular, embora todas pertençamos a grandes grupos. Sim: sou brasileira como outros 191 milhões de pessoas; católica apostólica romana como 1 bilhão e 200 milhões de outros indivíduos no mundo; mineira (ou seja, nascida no estado de Minas Gerais) como 19 milhões e 600 mil cidadãos e mulher como alguns bilhões dos 7 bilhões de seres humanos na face da Terra. Contudo, sou única. E percebo a vida do panorama único no qual me situo.
Post sob o Marcador:
APONTAMENTOS
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
6 de março de 2011
Quem nasce no Vaticano é...
Como o Brasil de Dilma Rousseff, o Egito (que já foi) de Hosni Mubarak e a Itália do polêmico Silvio Berlusconi, o Vaticano de Bento XVI também é um Estado. Tem um território, de 0,44 quilômetros quadrados, uma população, de cerca de 800 pessoas, e um governo, personificado no "Sumo Pontífice, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano, [que] tem a plenitude dos poderes legislativo, executivo e judicário", conforme o Artigo 1º da Nova Lei Fundamental de 26 de Novembro de 2000.
Como Estado, entre as atribuições de seu governo, está conferir a cidadania ou a nacionalidade vaticana para parte de sua população.
3 de março de 2011
Eu amo o carnaval: I LOVE carnival
Neste Post, a minha história com o carnaval e por que é importante viver este período de Folia e Alegria. Extravase VOCÊ também! Imagem: máscara do carnaval de Veneza (Itália) - Fotografia de Twice25 & Rinina25 |
Post sob o Marcador:
Brasil,
Comportamento,
Música Popular
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
1 de março de 2011
E lá se foi o mês da Senhora de Lourdes...
Eis a graça que caracteriza a mensagem da Imaculada de Lourdes: lavar-nos na água, a fim de ressurgirmos do pecado para a vida nova. (Enzo Lodi) |
Não. Eu não me esqueci. Não deixaria passar incólume que no mês que termina em 28 de fevereiro (o mais curto do nosso calendário), a Igreja Católica fez memória à Nossa Senhora da Gruta de Lourdes - especificamente no dia 11. Estranhou o "Gruta" no meio do nome? Pois é exatamente assim que ele aparece no texto de conclusão da comissão de inquérito nomeada para investigar os acontecimentos na cidade francesa, no século XIX. Que acontecimentos?
Bem, são justamente os que este Post d'A Católica pretende abordar.
Post sob o Marcador:
Lugares,
Nossa Senhora
Dona de casa, poeta e teóloga autodidata
Assinar:
Postagens (Atom)