|
Se somos "templo do Espírito Santo", natural que minha
resolução de ano novo seja tornar-me um templo mais digno dele! |
Sei muito pouco sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por isso, vou aprender junto com você, enquanto preparo este Post! Por ora, quer conhecer o
cadinho que sei?
Sei que ele dá nome a um estado brasileiro:
Espírito Santo, na região Sudeste do país, cuja capital tem o sugestivo nome de
Vitória. Também, que integra a Santíssima Trindade, que
engravidou Nossa Senhora, que desceu em forma de pomba sobre Jesus, no rio Jordão, e que eu o recebi no dia em que fui batizada - ou seja, um mês e três dias depois que nasci. Ah: tem uma imagem dele na porta da minha sala de estar.
Comecei a ouvir falar muito do
Espírito Santo quando retornei à Igreja Católica em 2007 e passei a acompanhar a programação da excelente
TV Canção Nova.
A TV pertence à comunidade católica de mesmo nome, sediada na cidade de Cachoeira Paulista, no estado brasileiro de São Paulo, e que tem casas de missão espalhadas no Brasil e em várias partes do mundo. Ela (a comunidade) integra o movimento da
Renovação Carismática Católica - RCC, que dá muita ênfase ao Espírito Santo. A sua presença, sua ação, seus dons e seus carismas.
A partir da programação da TV, comecei a ficar muito curiosa sobre ele e a querer experimentá-lo. Na minha vida. No meu dia a dia. Então, devagarinho, bem devagarinho, fui adquirindo obras sobre o Espírito Santo - especialmente os livros da Editora Canção Nova, como a
Coleção Dons do Espírito, do missionário Márcio Mendes - que me ajudam a entendê-lo e a rezar para ele.
Cheguei ao ponto de, espontaneamente, aprender a afirmar que tudo o que vinha De Bom da minha mente e do meu coração era fruto do Espírito Santo.
Antes de tornar a ser católica e de conhecer a Canção Nova, eu dizia que minhas inspirações, ideias e decisões deviam-se a meu "sexto sentido" ou a minha "intuição". Não, caro internauta: tudo De Bom que há em nós ou que vem de nós, de fato, é obra dele. Apenas dele.
Dessa forma, poucos dias atrás, logo depois do Natal, tive a seguinte inspiração: decidi eleger 2011
o ano do Espírito Santo. O que vem a ser isso? Não sei exatamente, confesso a você. No entanto, pensemos juntos: não somos o "templo do Espírito Santo", o qual recebemos no dia do nosso Batismo?
Todo mundo sabe que
fim de ano é hora de elaborarmos uma lista - nem que seja apenas mental - do que pretendemos mudar ou melhorar no ano seguinte, não é mesmo? Emagrecer; parar de fumar; voltar a caminhar ou fazer outros exercícios físicos; estudar para o vestibular (conjunto de testes aplicados no Brasil a quem pretende ingressar em uma universidade) ou para algum concurso público; passear menos ou mais...
... Minha lista se resume a um único item:
ser um templo digno para o Espírito Santo. (E tô lascada, dado o grau de dificuldade e exigência que isso me propõe!)
Mas, vamos do começo. "Não se ama o que não se conhece", certo?
Por isso, em primeiríssimo lugar, precisamos esclarecer algumas questões: o que é, ou melhor, quem é o Espírito Santo? O que é Santíssima Trindade? Por que eu preciso do Espírito Santo, se "já tenho" Deus, Jesus e Nossa Senhora? Que diferença seus dons, seus frutos e seus carismas farão na minha vida? Aliás: o que vêm a ser dons, frutos e carismas do Espírito Santo? Como rezar para ele? Xi... Vamos juntos??