20 de novembro de 2024

Sobre Jesus e as margens

Tela: A Adoração dos Pastores (1650-1700),
Autor Desconhecido

Lembro quando aprendi a comer sozinha. Foi um avanço para a minha independência. Claro que contei com algumas dicas da mamãe. Por exemplo: o que não presta, eu boto no canto do prato. Ossos de frango, uma pedra no feijão, algo que por qualquer razão eu não quisesse comer. Botar no canto. Tirar do centro. Quando cresci mais um pouco e assisti a filmes como "Irmão Sol, Irmã Lua" e "Ben-Hur", entendi que no canto também ficavam os indesejáveis da sociedade: mendigos e leprosos. Cresci ainda mais e comecei a estudar a Bíblia, onde aprendi leis que protegiam outros vulneráveis: estrangeiros, órfãos e viúvas. Leis que surgiram da necessidade de resguardar direitos para aqueles que ficavam no canto, na periferia.

Quando Jesus Se encarnou, foi engraçado.

Porque Ele é Deus e escolheu honrar com a Sua presença justamente os desprezados: estrangeiros, pobres e uma viúva. Aliás, ele honrou os estrangeiros antes mesmo de nascer, mandando um aviso através de uma estrela, para que viessem vê-Lo. São os três magos que chegariam do Oriente. Aos pastores, que também não eram bem quistos pelas elites religiosas (por não darem conta de cumprir prescrições para se manterem puros), foi enviado outro aviso, através de um anjo - ou melhor: de um coro de anjos - pra que fossem a uma localidade específica conhecer o recém-nascido Jesus. E a viúva? Com ela, Ele fez diferente: em vez de chamá-la até Si, foi atrás dela, no templo de Jerusalém. Trata-se de Ana que, aos 84 anos, tinha a graça de estar tão próxima de Deus encarnado!

Os excluídos, que são postos à margem, têm uma vantagem: despojados das distrações do poder e da riqueza, não são cheios de si e, sem nada, têm espaço para O Tudo. Mamãe, a propósito, me deu outra dica valiosa enquanto eu aprendia a comer sozinha: comece pelas beiradas. Pois as bordas esfriam primeiro; o meio está muito quente para ser provado. Jesus intuiu isso. Intuiu que, nas margens, estão aqueles e aquelas mais receptivos, mais aptos pra se deixarem provar pelo Espírito Santo. Prontos pra acolher as inspirações Dele, pra entender a Sua mensagem, pra se tornar uma nova criatura, pra permitir que o Reino aconteça aqui e agora.

Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.