30 de setembro de 2010

Hoje é dia de São Jerônimo - o santo difícil

"Para mim, pessoalmente, a solidão é um paraíso."
Nessa solidão veio à luz a maior parte das obras do santo.
E também nela morreu, como vemos na gravura de Luca Ciamberlano:
St. Jerome dying in solitude (1614)

Hoje é dia de São Jerônimo (que viveu de cerca de 347 ao ano de 420). Sofrônio Eusébio Jerônimo, conforme o livro Os Santos do Calendário Romano (Paulus, 2007). Sabe o que, particularmente, mais gosto nele?? Duas coisas.

Primeiro, o seu Profundo Conhecimento e Amor pela Sagrada Escritura, a ponto de assegurar, segundo Frei Jorge E. Hartmann OFM (Ordem dos Frades Menores), que “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Uau.

Depois de ler essa afirmação, nunca mais, nunca mais, nunca mais olhei para a Bíblia como um livro de histórias velhas, bobas (Adão e Eva, Arca de Noé, etc.), cujo lugar devia ser aquele mesmo que – infelizmente – ocupa na maioria das casas: “mofar” na estante da sala de estar ou de um dos quartos.

Desabafo contra uma empresa ruim

Tá vendo essa fruta no meio da neve? Sou eu! Não gosto do frio. Brrrrr
Meu marido e eu vamos contratar outra empresa:
aquela que insiste na TV pra sairmos do frio da Sibéria!

Cortei o cabelo com a tesoura da cozinha. Adorei o comentário do meu marido: “Você está louca! Vou ligar pra sua mãe, que estou com medo de você...”. Ora: meu cabelo estava me incomodando, dando um trabalhão pra pentear depois do banho. Tec. Tec. Tec. Cortei. Cabelo curto: um problema a menos.

Porque há vários outros. Por exemplo: tô sem Internet...

... Uma pausa: a empresa "levou" dez dias para vir ao meu novo endereço reinstalar a conexão. Só que, no dia marcado, não apareceu! Fico me perguntando por que empresas desse tipo tratam o cliente dessa forma, como se fossem as únicas no mercado, como se não houvesse concorrência. Um absurdo.

Minha revista de estimação: NOVA (Cosmopolitan), Julho-1988

Folhear uma revista antiga traz à tona quem éramos na data da publicação.
Esse mergulho no tempo não é melancólico: nos faz rir, nos revigora...

Guardo com todo o carinho, como uma concha esconde a sua pérola, uma revista NOVA velha. “NOVA” é como a mundialmente conhecida revista Cosmopolitan é chamada aqui no Brasil. E “velha”, porque é de 1988, ou seja, quando eu tinha 11 anos de idade.

Minha madrinha, Suzana, a assinava ou a comprava todo mês (não sei ao certo). Sei que, ao visitá-la, naquele edifício imenso, 11º andar, cujas janelas davam para a Via Expressa, eu corria até o seu quartinho de despensa a fim de catar a mais nova edição de NOVA ou Manchete ou Elle (outras duas revistas que ela adquiria).

Vez ou outra, eu folheio esta NOVA – de “Julho 1988 nº 178”. Que cheirinho gostoso ela tem!

25 de setembro de 2010

Como entender se ele (o pretendente) gosta ou não de você

Uma amiga, lá dos idos do milênio passado, não queria ver
que era sistematicamente desprezada.
Como é difícil a gente aceitar que, às vezes, não é bem-me-quer,
mas “mal-me-quer” mesmo

Obsession. Ontem vi na TV um deputado que tem como Projeto de Lei a instituição de uma multa às brasileiras e brasileiros que insistirem em colocar entre uma frase e outra um dialeto inglês. Ok. Mas uma língua como a inglesa confere mesmo uma certa sofisticação, uma suavização que caem bem à ideia que tentamos transmitir pelo meio mais falível (realmente falível) como é a palavra.

Então, obsession. Olhe só: se eu colocasse obsessão ficaria pesado. O ão é realmente pesado. Ão. Então, obsession. É isso, por exemplo, o que uma amiga minha sente pelo cara que não quer mais ser o seu namorado. E porque é minha amiga, por que não um eufemismo?

Moralidade x Misericórdia

Houve um tempo em que filhos fora do casamento eram chamados de “ilegítimos”.
E não eram só eles que sofriam com o preconceito: seus descendentes, também.
No quadro, um patriarca expulsa a filha e o filho "ilegítimo" dela para fora de casa

NOTA: Escrevi esta crônica em 7 de outubro de 1999, baseando-me na história verídica que a mãe de uma colega de Faculdade me contou. Todos os nomes foram alterados em respeito à privacidade dos envolvidos.


Minha avó não foi filha legítima. João Q. de A., dono da fazenda ao lado, fez amor com minha bisavó, que naquela altura era viúva, e então nasceu minha avó. As filhas mais velhas da bisa eram morenas, moreninhas, praticamente negras. Minha avó era loirinha. Todo mundo a chamava de "milho". João Q. de A. ficou sabendo da gravidez e do parto. Mas não quis reconhecer: "Vai dar problema com a herança", e de si, deixou que a pequena levasse o primeiro nome. Joana.

Um Post para Refrescar

Eis um poeminha (inha mesmo!) que escrevi em 26 de abril de 1999:
A Fábula da Frutinha

23 de setembro de 2010

Quero ser Marisa Monte!! (2 meses de Blog!)

A cantora carioca tem tudo o que um artista precisa para ser Grande:
talento, disposição e modéstia.
Seu canto é tão gostoso quanto o dos passarinhos!

(Na foto, durante show no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte)

Já estou no apartamento de frente para a Gameleira (lá no fundo, a Torre do Alto Vila e a Serra do Curral). Levei menos de quatro dias para pôr (quase) tudo em ordem. Agora estou aqui, digitando este Post pra você!

Como estivemos sem sinal de TV, almoçava assistindo ao DVD Mais, da cantora Marisa Monte. Fazia tempo que eu o assisti à primeira vez. Assustei. Fiquei meio perplexa por ver aquela artista – então com apenas 24 anos – cantando com todo o corpo. É que no seu penúltimo show, Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, ela se mexia bem menos. Um pouco de pulso e de mãos. Nada de pernas, quadris ou braços.

18 de setembro de 2010

Obrigada, Senhor!

De olho no que os outros têm de "melhor", ficamos tristes, amuados...
... Sem perceber a riqueza com que Deus nos laureou:
como contemplar, todos os dias, um lindo pôr-do-sol de uma de nossas janelas!

Senhor,
Obrigada!

Obrigada pelos 2 anos que Farney e eu moramos no lindo apartamento de 1 quarto, de paredes pintadas de azul!!

O Senhor sabe que meu coração disparou a primeira vez em que entrei aqui e vi, já da porta da sala, aquela vista imensa para um céu tão azul quanto as paredes, o coqueiro (ou palmeira, até hoje não sei) e a Serra do Curral ao fundo.

17 de setembro de 2010

Católica de Mudança: Lar Doce Lar!

Hey, internauta!...

Depois de ler Meditando com Pecadores e Pecadoras do Evangelho,
resolvi apreciar a vista: ônibus vazios de gente e caminhões cheios de terra!...

Se você ficar uns diazinhos sem ouvir nada de mim, saiba que estarei empacotando e desempacotando pertences. Tô de mudança. Tô saindo de uma vista que dá para um coqueiro (ou palmeira, nunca sei ao certo), com a Serra do Curral ao fundo, para uma que dá para uma gameleira centenária, com a mesma Serra do Curral ao fundo. Deus é Dez! Eu não queria me mudar, pra não perder o meu belo panorama...

... E eis que o apartamento que o Farney encontrou mantém (quase) a mesma paisagem só que, em frente, em vez do tal "coqueiro", teremos uma gameleira. O dicionário a define como "Árvore resinosa do Brasil". Legal. No mês da Pátria, ganhei de Deus uma vista para uma árvore tipicamente brasileira!!

Coisa de "poeta", de "romântico": não querer sair de um lugar só para não perder o cenário!!... Hahaha

16 de setembro de 2010

Ouvindo (e amando) Legião Urbana

As Quatro Estações é o melhor CD da banda (na minha opinião).
Letras falam de amor, compaixão e esperança.
Além disso, Renato Russo dá um show de interpretação

Falei noutro dia ao meu amado, mais que amado primo/irmão Flávio Augusto, que escreveria no Blog A Católica sobre Courtney Love e Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana. "Ué, Ana Paula... Não é um Blog católico? Não combina falar disso...". Expliquei que "Combina sim!" - posso falar de (quase) qualquer coisa no Blog, desde que seja sob um enfoque diferente, nada mundano, quase... Santo!

Pois então.

Acabei de estender roupa no varal, meu almoço tá esquentando e enquanto o tempo passava, resolvi colocar no meu CD Player (não gosto de iPod. Gosto de CD, com encarte explicando quem compôs a música, quem tocou a bateria e pra quem o artista dedicou o trabalho), enfim, coloquei pra tocar e ouvir pelo headphone As Quatro Estações, que a Legião Urbana lançou entre 1989 e 1990.

15 de setembro de 2010

A espada no coração da Virgem Maria

Quem de nós não sofreu junto à mãe da menina, cujo pai e madrasta foram acusados e condenados por atirá-la de uma janela em São Paulo? Quem não chorou junto à novelista Glória Perez, que enterrou a filha, a atriz Daniela Perez? Quem não se solidarizou com aquela outra mãe, cujo filho, preso ao cinto de segurança do carro, foi arrastado e esfolado vivo por bandidos no Rio de Janeiro?


14 de setembro de 2010

A arte de abraçar caladinhos a Nossa Cruz

Meu avô Raul Augusto seguiu o exemplo de Cristo e assumiu a sua cruz
com tranquilidade, sem desespero, obediente à Vontade de Deus

Já comentei no Post Espinho na carne a respeito da observação de uma amiga muito querida da minha mãe. Ela não entende por que os católicos exaltam a cruz de Cristo, sendo que "ele já saiu de lá há muito tempo: mais de 2000 anos...". O próprio Padre Léo (que vira e mexe, mexe e vira, menciono por aqui), bem, ele mesmo disse em entrevista ao apresentador de TV Jô Soares que a Paixão de Nosso Senhor, apesar de haver durado "apenas 18 horas", é mais lembrada do que a sua Ressurreição, que "dura até hoje".

13 de setembro de 2010

2 anos de casada (e uma dica a sogras e cunhadas)

Exatamente hoje, 13 de Setembro de 2010, Farney e eu comemoramos 2 anos de Matrimônio. O "assustador" nessa história toda é que temos que "aguentar" mais tantos e tantos anos até que um de nós morra. Sério! Porque, ao contrário do mundão, onde as pessoas se separam com (quase) a mesma facilidade com que trocam de carro ou de roupa; nós, Católicos Praticantes, sabemos que casamento é para sempre.

Fotografia de Ivagner

11 de setembro de 2010

Homenagem aos Católicos Não-Praticantes

Andréa Cristina quase não vai à Igreja, mas, de longe,
é melhor cristã do que eu... (Na foto, nós duas no metrô de Sampa)

Um dos CDs católicos de que MAIS GOSTO, ouço sem parar e torço para, num dia, haver decorado TODAS AS CANÇÕES é: Um certo Galileu I, do inteligentíssimo e Excelente compositor e escritor Padre Zezinho, scj. Mon Dieu!... Mesmo que você, que estiver lendo este Post, não seja um católico, mas goste de boa música, de belas letras, enfim, de composições que inspiram... TEM QUE ouvir esse CD, que elenca dez canções magistrais.

A minha favorita é a de número 3: Cantiga por Francisco.

Meu amigo viveu sem ter nada
Por esposa escolheu a pobreza,
Era jovem demais o menino!
Não podia ter tanta certeza.

Foi assim que ele abriu um caminho
Para quem quer viver só de amor.
Não ficou muito tempo sozinho,
Gente nova o seguiu com fervor.

Linda, linda canção!...

... MAS, o Post de hoje é para mencionar uma outra. A Faixa 5 do CD: Cantiga por um Ateu. Que letra! Uau. Faz pensar e, também, corar o rosto... De vergonha! Confira:

9 de setembro de 2010

Você é um cristão "híbrido"?

Muitos de nós agem como se Deus não existisse.
Contudo, Ele está "de olho" nos nossos gestos. Em TUDO O que fazemos


Nota: Tive a alegria de ter este texto publicado no canal Formação do site da Canção Nova, entre o final de Setembro e o início de Outubro de 2010.


Descobri que tem muita gente por aí que é "híbrida". (?!!?) O quê? Você não sabe o que é isso? Vou explicar: trata-se de gente que tem diferentes formas de agir a depender do lugar onde está e das pessoas com quem lida.

Por exemplo: no ambiente de trabalho, sou solícita e educada. Já, em casa, no aconchego do lar, sou estúpida, respondo mal as pessoas, demonstro insatisfação e impaciência.

Outro exemplo: eu pago a prestação da minha nova televisão de plasma (caríssima, por sinal), mas não honro minhas dívidas com o condomínio onde moro e, ainda por cima, faço algo proibido pelas normas: aproveito que é feriado, que o prédio está vazio, e uso a água para lavar o meu carro.

Mais um: na minha casa, quando eu uso o vaso sanitário, dou a descarga e jogo o papel no cesto de lixo. Mas, se estou em um shopping center, aí, eu uso o banheiro de um jeito diferente: além de eu não dar a descarga, se por um acaso erro a mira e jogo o papel higiênico no chão, lá mesmo eu o deixo.

Seja honesto: você já agiu como um "híbrido"?...

8 de setembro de 2010

Vamos recitar o Rosário com Fé, Amor e... Arte


Hey, internauta!

Selecionei para nós, a fim de rezarmos ainda mais inspirados pela Internet, imagens para compor cada Mistério do Rosário.

(Nota: Os Mistérios com as respectivas imagens estão no final deste Post.)

Para aqueles que ainda não sabem, o Rosário é "uma coroa de rosas que entregamos a nossa Mãe": "Porque amamos nossa Mãe, a Mãe de Cristo, a Mãe da Igreja, nós gostamos de lhe oferecer rosas, gostamos de elogiar: Ave, Maria, cheia de graça..." (Rezemos o Terço, Editora Santuário, 2007).

O Rosário também é definido como "um caminho simples que nos leva docemente, por meio de Maria, à pura contemplação dos quatro rostos de Jesus: da alegria, da dor, da luz e da glória" (Os quatro novos mistérios do Rosário, Edições Loyola, 2006). "O papa [João Paulo II] diz claramente: 'Com efeito, recitar o Rosário nada mais é que contemplar com Maria o rosto de Cristo'" (ibidem).

Em Catolicismo para Leigos (Alta Books, 2008), os Reverendos John Trigilio Jr. e Kenneth Brighenti pontuam da mesma forma: "Assim como o Papa Paulo VI [pontífice de 1963 a 1978] fez, o Papa João Paulo II [que liderou a Igreja de 1978 a 2005] lembrou aos fiéis que o Rosário é cristocêntrico - tem o foco em Cristo e é mais que uma devoção Mariana (de Maria)".

Frei Patrício Sciadini OCD (Ordem Carmelita Descalça) nos lembra: "A oração do Rosário, com sua aparente monotonia, é um doce caminho para a contemplação, e somente é compreendida por aqueles que sentem, como os discípulos de Emaús [Lc 24, 13-35; Mc 16, 12-13], 'arder o coração' de amor".

E o Terço? No que consiste? Padre José Geraldo Rodrigues C.Ss.R. (Congregação dos Redentoristas) explica:

O Rosário, com o acréscimo feito pelo Papa João Paulo II [em 2002, ele enriqueceu a oração Mariana com a inserção dos Mistérios Luminosos], divide-se em quatro partes: Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. O Terço era a terça parte do Rosário. Agora, com a inclusão dos Mistérios da Luz, cada conjunto deveria ser chamado de "Quarto", mas como o povo está tão acostumado a dizer Terço, parece que vai continuar assim.

O religioso continua: "O Terço é um conjunto de orações, Ave, Marias e Pais Nossos (...). São rosas que oferecemos à Mãe de Deus. São 50 Ave, Marias rezadas em [cinco] grupos de 10, que se chamam Mistérios. No começo de cada Mistério, reza-se um Pai Nosso e, no fim, um Glória ao Pai".

Frei Patrício Sciadini assegura: "O essencial para a reza do Rosário ou do Terço (isto é, a terça parte do Rosário) é a recitação das dezenas de Ave, Marias, mais os correspondentes Pais Nossos e Glórias, com a meditação dos Mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Maria Santíssima".

Contudo, observa: "Na prática corrente do Rosário, depois da doxologia [louvor ou prece à Glória de Deus] trinitária diz-se uma jaculatória [oração curta e fervorosa], que varia segundo os costumes". Eis a que selecionamos:

Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, socorrei principalmente as que mais precisarem.

6 de setembro de 2010

Pátria Amada: BRASIL!!!


Aha: pensa que sou patriota apenas na Copa do Mundo? Pois eu faço questão de, como uma boa católica, "nadar contra a corrente". Na época dos Mundiais de Futebol, quando a gente vê verde e amarelo pipocando pra tudo quanto é lado, aí é que eu faço questão de não "aderir à onda". Sabe por quê? Porque gosto de demarcar que meu doce orgulho de ser brasileira revela-se toda hora, e não só de 4 em 4 anos.

Contudo, admito que nem sempre foi assim...

5 de setembro de 2010

Como é linda a nossa família!

O sangue acaba sendo um pretexto valioso para estarmos juntos
daqueles que nos viram crescer. O reencontro familiar nos fortalece. Sempre.

Acabei de chegar dos dois dias do II Campeonato de Truco Família Camargo.

Achei genial essa ideia. Em vez de a família se reunir apenas nos aniversários e no Natal, minha prima Larissa Cristina, meu primo Ivagner (o Juninho) e meu Tio Fernando, com a ajuda da Tia Fátima, Tia Glória e Cleide, organizaram um torneio de truco, com direito a convite digitalizado, vídeo de abertura (onde foram reunidas imagens novas e antigas dos competidores e "torcedores") e, claro, troféus à dupla vencedora.

3 de setembro de 2010

O que animava João Paulo II

Hey, internauta!!

Fim de semana e feriado prolongado à vista aqui no Brasil (7 de Setembro: Dia da Independência), e eu resolvi fazer um Post aparentemente leve. Mas, que pode fazê-lo pensar!

Durante a pesquisa para minha monografia, que versou sobre o Vaticano no Direito Internacional, encontrei um livrinho interessantíssimo, que Recomendo com R maiúsculo: O incrível livro do Vaticano e curiosidades papais (Editora Santuário, 2003), do escritor e articulista Nino Lo Bello. Ótimo para você presentear um católico - que goste de ler, claro - ou para pôr na sua própria biblioteca de Teologia e obras afins mesmo.

2 de setembro de 2010

Eu amo o Papa

Nossa Igreja, além de Católica e Apostólica, é Una. É nosso dever respeitar e amar nosso Pontífice

Nunca tive problemas com AUTORIDADE. Meus pais não precisavam falar mais de uma vez para eu fazer o que eles queriam. Claro que eu me revoltava, chorava e algumas vezes apanhei (principalmente da minha mãe) e ficava de castigo.

Um dos castigos - e jamais vou me esquecer disso - foi ficar sem assistir pela TV, ao vivo, à cantora Madonna cantar na festa do Oscar, o prêmio da Academia de Cinema dos Estados Unidos. Eu havia dado uma má resposta a minha mãe... E fiquei sem ver a Madonna (de quem eu era uma grande fã).

1 de setembro de 2010

Novidade n'A Católica

Hey, internauta!

Boa Noite!

Este Post é pequenininho: vem apenas para notificar que no alto das páginas do Blog A Católica, a partir de AGORA, haverá a nova página ABCatólica.

O objetivo é reunir o maior número possível de definições, que nos ajudem a compreender a Igreja, os textos de Teologia e os comunicados do Papa Bento XVI, da Cúria Romana e dos nossos bispos e presbíteros.

Só se ama aquilo que se conhece. E eu concordo com o Professor Felipe Aquino: aprendi por experiência própria que só retornei à Igreja Católica depois de me inteirar da sua espiritualidade, profundidade e beleza. É impossível conhecer de verdade a Igreja Católica e abandoná-la. E eu sou a prova de que só a deixei, porque não a entendia.

Dito isso, cada termo que aprendemos nos ajuda a conhecer a nossa Igreja melhor e, sobretudo, a amá-la mais... E melhor!!!

Deus o abençoe! Saúde e Paz!


Imagem: Internet

~Ana Paula~A Católica

Como Padre Eustáquio, digamos: "Saúde e Paz!"

"Graças a Deus, estou pronto!" - o sonho de todo católico
deve ser pronunciar essa frase no leito de morte,
como Humberto Van Lieshout o fez, em 30-08-1943
Hello, caro internauta!!

Desta vez, escrevo meu Post tão tarde neste último dia de agosto, que certamente ele sairá com a data de 1º de setembro!... Dia cheio. Você já deve ter tido um deles...

... Bem, tenho uma novidade legal: ontem, ou melhor: dia 30 de agosto, Papai Tuti e eu fomos à Paróquia dos Sagrados Corações, aqui em Belo Horizonte, assistir a uma missa especial: a Missa do Beato Eustáquio.

Pra quem ainda não conhece, Padre Eustáquio foi um amável, humilde e carismático holandês, membro da Congregação dos Sagrados Corações, que se ordenou aos 29 anos e, aos 34, chegou ao Brasil "para iniciar seu trabalho de dedicação aos pobres e aflitos, transmitindo a eles o amor de Jesus e de sua Mãe Santíssima" (Novena a Padre Eustáquio, Paulus, 2006). Depois de atuar no interior de Minas, em São Paulo, no Rio de Janeiro e, por fim, em Belo Horizonte, ele morreu aos 52 anos de tifo. Era a pessoa mais famosa na capital mineira.