23 de maio de 2023

Jesus foi ovelha negra sim!

Foto: Rita Lee em maio de 1972 -
Fonte: Arquivo Nacional

É só jogar no Google: conforme o site da Fiocruz, ovelha negra é "uma expressão popular para descrever uma pessoa que foge aos padrões. A ovelha negra da família pode se destacar pela rebeldia de buscar um destino diferente daquele programado para ela ou por ser um rebelde sem causa". Rita Lee, que nos deixou neste mês de maio, sagrou-se como cantora em carreira solo nos anos 1970, justamente com um hit intitulado "Ovelha Negra". Na Missa de Sétimo Dia pela sua alma, o padre que fez a homilia foi taxativo:

Rita Lee cantou tanto e gosto muito, porque, quem não tem uma ovelha negra na família? Jesus era ovelha negra. Ué: o povo de Israel queria só saber dos milagres, dos prodígios, mas não queriam saber da palavra. Não queriam entender o que é que aconteceu. E foi crucificado. Não é uma ovelha negra? É. É uma ovelha negra: é deixado de lado, é separado, não é compreendido...

Jesus era um rebelde. Desde ante as expectativas familiares, quanto diante das expectativas messiânicas.

11 de maio de 2023

O velho e o novo Templo

Tela: Christ Cleansing the Temple (1655), Bernardino Mei

Lugar de culto e sacrifício, local da presença de Deus e símbolo da Sua fidelidade, já no tempo de Jesus, o Templo de Jerusalém havia falhado em sua missão de ser uma casa de oração, transformando-se numa casa de negociantes (conforme o evangelho segundo São João) ou num covil de ladrões (conforme o evangelho segundo São Mateus). Como isso se dava?

De acordo com David Smith, citado em As Palavras e As Obras de Jesus (Hagnos, 2022), animais - cordeiros, novilhos, pombas - destinados a rituais de sacrifício ou purificação perfilavam-se para venda no pátio sagrado do Templo. Lá, também existia um mercado monetário, onde os judeus da dispersão trocavam a sua moeda estrangeira - considerada impura - pela moeda judaica, antes de comprar suas ofertas. Eis então os cambistas com suas caixas de dinheiro, exigindo o ágio (juro) na operação.

Foi com essa situação que Jesus, vindo da Galileia, se defronta na Judeia. Então, ainda conforme David Smith, Ele pega pedaços de corda, amarras e cordões entre o lixo espalhado pelo pátio e trança-os pra formar um açoite, com o qual expulsa todos do recinto sagrado. As ovelhas e os bois, conduz pra fora. Quanto às pombas, pede pra que seus donos levem-nas embora. As mesas dos cambistas, Ele vira, espalhando as moedas deles pelo chão...

6 de maio de 2023

Deus não justifica quem basta a si mesmo

Imagem: The pharisee and publican
(1873), Autor desconhecido

Que atitude devemos tomar durante a oração? A resposta está numa parábola contada por Jesus. Para ilustrar qual deve ser o comportamento diante de Deus, Ele usa as figuras do fariseu e do publicano. O primeiro, observante da lei; o segundo um cobrador de impostos. Cobrando taxas em prol dos ocupantes romanos, o publicano era escarnecido e odiado publicamente. Por quê? Porque sua classe costumava exigir em impostos, em proveito próprio, mais do que era estipulado por Roma.

De acordo com a história de Jesus, que consta no evangelho segundo São Lucas, num dia, os dois homens subiram ao templo para orar.

4 de maio de 2023

Cinco virgens ensinam a sermos recebidos pelo noivo

Imagem: Les vierges sages
(The Wise Virgins)
- 1886-94 - James Tissot

Os autores variam em como chamá-las. Ora são as prudentes versus as loucas; ora são as sábias versus as "avoadas". Fato é que elas representam duas atitudes diversas que os discípulos de Jesus podem tomar diante do anúncio do Reino de Deus ou ante a parusia, qual seja, a segunda vinda de Cristo.

Pra quem não se recorda, a parábola das dez virgens conta a história de dez mocinhas que esperavam o esposo. Todas elas tomaram suas lâmpadas, mas só cinco levaram consigo óleo (azeite) sobressalente. Porque o esposo se demorava, elas acabaram dormindo. Quando ele finalmente chega no meio da noite, só as que tinham óleo de sobra puderam reabastecer as lâmpadas e acompanhá-lo. As demais saíram para comprar, mas chegaram tarde às bodas e não puderam mais entrar: o esposo não as reconheceu.